Economia

Região de Coimbra lidera projeto europeu de 1,7 milhões para monitorizar impacto do turismo sustentável

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 21-03-2024

A Comissão Europeia aprovou o projeto Tourism4SDG, liderado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, no âmbito do Programa Interreg Europe 2021-2027. Com um investimento total de 1,7 milhões, o projeto tem como objetivo principal desenvolver e implementar ferramentas para monitorizar os impactos do desenvolvimento sustentável no turismo.

PUBLICIDADE

A apresentação deste projeto esteve a cargo de Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM da Região de Coimbra, no evento anual do programa Interreg Europe, que está a decorrer hoje, 21 de março, em Antuérpia, Bélgica.

O projeto Tourism4SDG, com duração de quatro anos, reúne autoridades locais, regionais e nacionais de oito países da União Europeia, entre os quais Portugal, Espanha, Polónia, Hungria, Holanda, França, Latvia e Estónia.

PUBLICIDADE

Esta iniciativa surge com a necessidade de melhorar a eficácia dos instrumentos de política de turismo para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos, em 2015, pelas Nações Unidas, para a Agenda 2030.

O turismo sustentável é um objetivo global em toda a Europa, devendo o seu desenvolvimento ser promovido sob o princípio da sustentabilidade e altamente associado à eficiência na utilização dos recursos. Contudo, verifica-se, ainda, a necessidade de promover iniciativas que contribuam para medir os resultados ao nível do turismo da sustentabilidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Através da cooperação transnacional territorial, o Tourism4SDG pretende, desta forma, proporcionar a produção de dados comparáveis sobre a monitorização da sustentabilidade do turismo, visando não só medir o impacto das políticas de turismo sustentável, como também orientar futuras estratégias para um setor mais responsável e inclusivo.

O projeto Tourism4SDG representa, assim, um compromisso conjunto dos parceiros europeus em direção a um turismo mais sustentável e alinhado com os princípios de desenvolvimento sustentável.

O Interreg Europe é um programa de cooperação inter-regional que promove o intercâmbio de experiências, a partilha de conhecimento e a transferência de boas práticas entre autoridades regionais e locais e diversos atores de relevância regional de Estados Membros da União Europeia, Noruega e Suíça

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE