Vamos

Moda “UpYours” em Coimbra: “A maneira de produzir de forma mais sustentável é usar o que já existe”

Angel Machado | 1 mês atrás em 25-03-2024

O termo upcycling surgiu no final dos anos 90, mas a prática de reciclagem de vestuário existe há séculos. Com a evolução da indústria do vestuário, reparar, caiu em desuso, porque ficou mais barato comprar roupa nova. Atualmente, é grande a procura de soluções para mitigar o impacto da indústria têxtil nas mudanças climáticas – responsável por 10% das emissões globais de CO₂.

PUBLICIDADE

A UPYours nasceu de um conceito alternativo e sustentável que propõe uma moda amiga do ambiente. O trabalho da designer de moda, Magda Albergaria, consiste em adquirir peças em segunda mão, ainda com etiqueta, em plataformas como a Vinted, Micolet e em feiras, para depois transformá-las e reintroduzi-las no mercado. “A principal vantagem é o contributo real para a diminuição de desperdício têxtil. A maneira de produzir de forma mais sustentável é usar o que já existe.”

Na UPYours a cliente encontra vestuário com origem no upcycling, com tecidos de deadstock de fábricas, e uma linha de cuidados pessoais reutilizáveis produzidos pela designer, além, de uma miniretrosaria low cost, com botões, fitas, rendas, tecidos e entretelas, de origem de deadstocks e bordados.

PUBLICIDADE

O espaço conta, também, com a participação de outros artesãos; bijuteria reciclada, Formiguita – Paula Ferreira; sacos/carteiras reciclados de sacos de café, da Kabichic; artigos customizados e pintados à mão, pelo Lmcuztomz – Luís Martins; decoração com ferro-velho de automóveis da Oficina de Artesanato; e peças de arte do Rui Reigota – Pé Descalço, construídas do lixo recolhido na natureza.

O gosto pelo têxtil começou cedo, mas com o amadurecimento e a entrada no mercado de trabalho, Magda Albergaria percebeu o que estava por trás da indústria da moda, e repensou o seu papel na área.

PUBLICIDADE

publicidade

“Custava-me fazer parte de um mundo que sobrevive à custa de exploração de mão-de-obra, estimula o consumo desenfreado, manipula a autoestima das pessoas e responsável, em grande parte, pelas alterações climáticas”, declara a designer.

Mais tarde voltou a apaixonar-se pela moda, mas usando o conhecimento como oportunidade para lecionar e desenvolver uma coleção inclusiva, em parceria com a Dear Ocean. Foi aí que constatou o impacto que o vestuário pode ter na vida das pessoas com neurodivergência ou portadoras de alguma deficiência física.

Segundo a empreendedora, em Portugal já se começa a ver alguns projetos, mas ainda é um conceito desconhecido para a maioria da população, os arranjos ainda são vistos com algum preconceito. “Marcas de luxo, como a Stella McCartney e a Miu Miu têm coleções de upcycling. No estrangeiro o upcycling é visto como uma necessidade e virou tendência, não por razões económicas, mas ambientais” – completa.

A moda precisa de uma chance e os consumidores precisam se conscientizar que a mudança começa a partir das suas decisões. Talvez esta palavra UpYours seja estranha, “uma provocação”, segundo a designer, mas cada um de nós pode fazer muito pelo ambiente.

A UPYours fica na Rua Nicolau Chanterenne, nº149, Coimbra. O espaço está aberto de terça a sexta-feira das 10:30 às 12:30 e das 14:00 às 18:00.Sábado das 10:00 às 13:00.

Carregue na fotogaleria e veja o que pode encontrar na UPYours:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE