Mundo
Zeca Afonso recordado na Galiza
Um concerto com o cantor português Tiago Fernandes e com o espanhol Pablo Carracedo, conhecido por Jasper, assinalam, no domingo, em Rianxo, a programação “Abril em dezembro”, uma iniciativa da Associação José Afonso (AJA)- Galiza.
PUBLICIDADE
“Abril em Dezembro. Cantos ao fio da Revoluçom dos Cravos”, a decorrer durante o mês de dezembro, foi a iniciativa apresentada hoje em conferência de imprensa, em Rianxo, na Corunha, que integrará ainda uma exposição sobre o cantautor português cujos 80 anos de nascimento se assinalaram em 02 de agosto de 2019.
Tiago Fernandes tocará e interpretará temos originais e versões de cantores portugueses como José Afonso, Sérgio Godinho, José Mário Branco, Ary dos Santos, Fernando Pessoa, Luís de Camões, Samuel Úria, Capicua, Deolinda e Xutos e Pontapés.
Já Pablo Carracedo, Jasper de nome artístico, que liderou o grupo de rock NAO, é conhecido pelas letras de cariz social e compromisso político das suas canções. O cantor interpretará temas do repertório clássico do autor de “Grândola , vila morena” e temas próprios.
O concerto está programado para as 12:00, de dia 13, no Pazo de Rianxiño ou no Auditório Municipal de Rianxo, consoante as condições meteorológicas, mas também será emitido em ‘streaming’, foi hoje anunciado.
Para poder assistir em direto à iniciativa, o público tem de se registar no site da AJA-Galiza – www.aja.gal – ou enviar um ‘email’ para aquela associação (info@aja.gal), uma vez que os lugares disponíveis são limitados devido às medidas de contenção da pandemia de covid-19.
Em 24 e 25 de abril último, numa iniciativa da AJA-Galiza destinada a assinalar os 46 anos da “Revolução dos Cravos”, Tiago Fernandes e Jasper interpretaram temas semelhantes num concerto que estava programado ao vivo para dias 24 e 25, na Galiza, e que, devido à pandemia do novo coronavírus, acabou por ser transmitido nas redes sociais.
“José Afonso, Geografias de uma vida”, com fotografias, documentos e textos informativos, é o título da mostra patente ao público, a partir de quarta-feira, com entrada livre, na Casa da Cultura “Quartel Vello”, edifício que durante anos acolheu a Guarda Civil e onde está sede da Hemeroteca de Rianxo.
Com a mostra, a AJA-Galiza pretende difundir a obra de José Afonso na Galiza, onde o cantautor interpretou, pela primeira vez ao vivo, a canção que viria a tornar-se uma das senhas do 25 de Abril – “Grândola, vila morena” – e foi como uma primeira abordagem destinada a compreender a vida e influências musicais do cantautor nascido em Aveiro, das suas estadas em Angola e Moçambique, bem como em Belmonte, Coimbra e Setúbal.
Organizada pela AJA Portugal, no âmbito das comemorações dos 80 anos de nascimento do autor de “Os vampiros”, a mostra chega agora à Galiza depois de ter percorrido em várias cidades portugueses, numa iniciativa conjunta do polo galego da associação e do governo provincial da Corunha.
As iniciativas divulgadas hoje constam da reprogramação das previstas para a semana do 25 de Abril, uma organização em colaboração com o governo provincial da Corunha e da agremiação A Gentalha do Pichel (Santiago de Compostela).
Recorde-se que foi no Burgo das Nações, Santiago de Compostela, a 10 de maio de 1972, que José Afonso cantou pela primeira vez em público “Grândola, vila morena”.
Related Images:
PUBLICIDADE