Zeca Afonso na Feira Cultural de Coimbra com campismo e mais tascas
O Parque Dr. Manuel Braga acolhe a Feira Cultural de Coimbra entre os dias 2 e 11 de junho.
O repórter conclui que esta Feira Cultural, que, recorde-se, sucedeu à moribunda Feira do Livro, é cada vez mais um espaço de “tascas e tasquinhas”, onde se pode comprar livros e artesanato internacional nos diversos stands montados para o efeito no meio do pó ou da lama deste jardim municipal, mas que apesar disso, é do agrado de expositores e público.
Uma das poucas novidades da edição deste ano é o concerto Terra do Zeca, centrado em temas imortais de Zeca Afonso e que conta com a participação de João Afonso, entre outros, sendo expectável que espectáculo o seja aquela grandes homenagem que Coimbra deve ao cantor que nos deixou vai para 30 anos.
Diz-nos a autarquia que este a Feira Cultural é um “projeto pluridisciplinar que a Câmara Municipal de Coimbra criou para todos, reflexo de uma política cultural integradora e diversificada, expressa no cruzamento de áreas que vão desde a literatura, ao artesanato, à gastronomia, à música, às artes plásticas, à cultura e criatividade, à animação e à presença de instituições, num total, crescente,de 196 representações (mais 19 do que as 177 de 2016, mais 38 do que as 158 de 2015, mais 63 do que as 133 de 2014 e mais 73 do que as 123 de 2013”).
Pode ainda contar com outros concertos nos palcos instalados no espaço, proporcionando por certo várias descobertas ao público da feira. Entre as múltiplas atuações corais e instrumentais, muitas são protagonizadas por agentes do vasto movimento associativo do concelho (agrupamentos como tunas, coros, grupos folclóricos e etnográficos, estruturas de índole instrumental e teatral).
Na Feira Cultural de Coimbra não faltarão colóquios, apresentações de livros e sessões de autógrafos, teatro de rua, poesia, realização de oficinas de escrita criativa, de ilustração ou de pintura ouos workshops.
A fechar a programação cultural estará a habitual representação teatral pela Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro, este ano com uma peça concebida especificamente para a Feira Cultural de Coimbra, intitulada 3 Yoricks.
O evento “24 Horas Culturais”, de 9 a 10 de junho, que já não promete o cosmopolitismo de Milan e New York, traz aos espaços do Parque manifestações culturais e criativas ininterruptas e atividades de caráter lúdico, como a habitual Maratona de Jogos de Tabuleiro, no Pavilhão Câmara Municipal de Coimbra, a vídeo instalação, proposta pela Associação Videolab, que estará em permanência no Museu da Água, ou as várias atividades que estão a ser preparadas para o Espaço SIN i9magazine.
Também a APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros se junta ao evento “24 Horas Culturais”, com a organização da atividade“Acampar com histórias | Noites HappyReaders”, que visa dar às crianças a oportunidade de se envolverem num ambiente fantástico de natureza, livros, autores, contadores de histórias e assim criar uma apetência maior à leitura através de atividades lúdicas e literárias. As crianças (entre os 8 e os 10 anos) serão convidadas a acampar na Feira Cultural, supervisionadas por monitores e animadores literários da APEL, permitindo-lhes também participar na montagem e desmontagem das tendas.
A presença de um trólei e de um histórico autocarro de dois pisos(o “Autocarro 12”), contributo dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), voltará a constituir, segundo a CMC, fonte de atração e diversão a todos os que visitam a Feira Cultural. É quase certo que permitirá “aquela foto” inaugural com Manuel Machado .
Ainda para as crianças, há oficinas e ateliers, apresentações teatrais e musicais a cargo de alunos de escolas concelhias,as horas de contos na manta, o loto da poesia de Camilo Pessanha, a estafeta da leitura ou oXX Mercado de Trocas para Crianças e Jovens, iniciativas a que os mais pequenos poderão aderirnão apenas a título individual mas, também, integrados no seu grupo escolar.O Pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra é o espaço que acolhe grande parte das atividades dirigidas ao público infanto-juvenil.
Segundo a autarquia, a área do Livro “com 57 participações (mais seis do que no ano transato), espelha a realidade da edição portuguesa, do livro técnico à poesia, das grandes livrarias às pequenas editoras”, mas ainda não é este ano que as rgandes editoras trocam a feire de Lisboa pela de Coimbra.
Apesar disso, alguns escritores com créditos firmados no panorama literário português, como Gonçalo M. Tavares, José Fanha, Mário Cáudio ou Pedro Mexia vão dar autógrafos em Coimbra.
O Artesanato, área que comporta 87 participantes (um aumento de 10 face a 2016), destaca-se nos domínios da cerâmica, tecelagem, latoaria, vidro, madeiras, jogos tradicionais e contemporâneos, cestaria, esteiraria, trapologia e patchwork, calçado, vestuário em lã e burel, bordados, ourivesaria e filigrana, instrumentos musicais de corda, acessórios de moda, entre outros, misturando artesanato nacional e internacional de origem industrial.
A área dedicada à Gastronomia, “estará distribuída por vários pontos do Parque Dr. Manuel Braga, conta com a presença de uma diversidade de iguarias, desde os sabores das Beiras, da doçaria regional à múltipla oferta de street food, a que se juntam restaurantes e zonas privilegiadas de lounge. A vertente gastronómica também cresceu e integra 25 participações (mais 6 do que em 2016)”.
A Área Institucional, além da representação da Câmara Municipal em dois pavilhões (pavilhão Câmara Municipal de Coimbra e pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra),contará com a presença daAgência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), Associação RUAS– Recriar Universidade Alta e Sofia, Centro de Formação Profissional de Artesanato (CEARTE), CIM – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Fundação Inês de Castro e Entidade Regional Turismo Centro de Portugal.
A CMC afiançar que esta é “Uma Feira Cultural para a cidade, para a região e para o país. Uma Feira para valorizar a cultura e para valorizar Coimbra!” Orçamento? (Responde Manuel Machado, que já não espera que alguém lhe pergunte): 170 000,00 euros. Quase mais 40 000 euros que em 2016.
Veja o vídeo da apresentação que transmitimos em directo:
HORÁRIO | ENTRADA LIVRE
2.ª a 5ª feira | 14h00 – 22h30
6.ª feira | 14h00 – 24h00
Sábado | 11h00 – 24h00
Domingo | 11h00 – 22h30
PROGRAMAÇÃO
2 JUNHO [SEXTA-FEIRA]
14h30-15h30
Apresentação da Oficina “O que nós fazemos na oficina” | Chronospaper | Museu da Água
15h00-17h00
Teatro de Rua: Sala T e Caixa de Imaginação – Projeto Valentinas, Projeto Estúdio e Cem linhas | Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra | Feira
16h30-22h00
Refresh – Bairrada Meets Coimbra | Coreto
17h00
Visita Oficial à Feira Cultural de Coimbra
17h30
Apresentação do livro A Nossa Fada Morgana – Viagem pelos imaginários da Revolução de Abril, da autoria de Maria Manuela Cruzeiro, por Fernando Catroga (Afrontamento) | Pavilhão da Câmara Municipal de Coimbra
18h00
“Arte de Estar na Rua” | Teatro de Rua | Projeto SEMENTES (Serviço Educativo JACC e APBC) | Stand APBC
Dando continuidade ao trabalho iniciado com o projeto Museu Temporário de Memórias, oServiço Educativo do Jazz ao Centro Clube (SE JACC) e a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) lançaram o programa de formação teatral SEMENTES.
O projeto SEMENTES assenta na formação em Teatro de Rua e tem como objetivo principal trabalhar a BAIXA numa perspetiva performativa, palco de formação e atuação, isto é, enquanto lugar de experiência e de vida. Vir para a Baixa e atuar nela, enquanto artista e cidadão, é uma possibilidade de promover e qualificar este território, de estimular a participação pública e promover o desenvolvimento local, dando corpo à “Arte de Estar na Rua”.
20h00
Atuação do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC): “TOCATA com O CANTO DOS DIAS” | Palco dos Livros
21h00
Poetando Camilo Pessanha entre outros, pelos dizeurs Machado Lopes e amigos | Pavilhão Biblioteca Municipal
21h00
Sessão de autógrafos com Marco Costa, autor do livro Receitas Com Segredo | Stand Leya, S.A.
21h30
Atuação do Coro dosAntigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra| Palco Coreto
22h00
Atuação A Terra do Zeca: Digressão 2017 | Palco Coreto
Enquanto concerto centralizado na figura de Zeca Afonso, este trabalho é umtributo à sua obra, quer como compositor, quer como poeta. É um espetáculo rico, desde as suas composições mais conhecidas, como “Verdes são os campos”, “Que amor não me engana”,“Índios de meia praia” e “Venham mais cinco”, que surgem revestidas de novosarranjos, a temas originais baseados na sua figura, bem como outrascomposições menos conhecidas pelo público, como são exemplo “Papuça”,“Lá no Xepangara” e “Ali está o rio”.
O espetáculo conta com interpretaçõesem variados formatos, nomeadamente, em dueto, quarteto e a solo, contando com os arranjos e direção musical de Davide Zaccaria e com as vozes dos cantores Zeca Medeiros, Filipa Pais, Maria Anadone João Afonso. Os cantores são acompanhados por músicos conceituados:Armindo Neves (guitarra elétrica), Pedro Batalha (baixo) e André SousaMachado (bateria), além do mentor e diretor musical Davide Zaccaria (guitarra acústica e violoncelo).
3 JUNHO [SÁBADO]
11h30
Contos na manta | Hora do conto | Pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra
11h30-12h00
Turmas de dança e ginástica da AcademiaWolfdance – Academia de Casal do Lobo| Palco dos Livros
14h30-15h30
Oficina de pintura | Técnica: Marmoreados | Inscrição obrigatória: chronospaper2014@gmail.comou 933 444 370 (min. 8 pax./max. 12 pax.) | Preço: 25 euros | Stand Chronospaper
15h00
Loto da poesia de Camilo Pessanha | Pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra
15h30-16h30
Turmas da Academia de Dança do Centro Norton de Matos | Palco dos Livros
15h30-16h30
Estafeta da leitura | Pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra
16h00
Workshop: “Vai uma Sardinha?” (pintura a frio sobre faiança) |Artista Joana Santana | Preço: 10 euros | Stand Mileumacores
16h00-18h00
Oficina de Ilustração de Letras Animadas (livros e cartões de visita cheios de letras) com Ana Biscaia/Xerefé | Inscrição obrigatória no stand(max. 8 pax.) | Preço: 10 euros | Stand Tipografia Damasceno
16h30
Atuação da Filarmónica União Taveirense | Palco dos Livros
16h30
Voando pelo mundo dos sonhos – espetáculo de contos | Associação Recortar Palavras | Pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra
17h30
Apresentação do livro O Menino de Vento, de Fernando Marques Pereira e WilfredHildonen (Palimage) | Museu da Água
18h00
Manta de escritores com a presença de Gonçalo M. Tavares | Pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra
18h00
“Arte de Estar na Rua” | Teatro de Rua | Projeto SEMENTES (Serviço Eeducativo JACC e APBC) | Stand APBC
18h30
Atuação de Ballet Contemporâneo e Jazz| Academia de Dança do Centro Norton de Matos | Palco Coreto
19h00
Apresentação do livro Clube Mediterrâneo – Doze Fotogramas e Uma Devoração, da autoria de João Pedro Mésseder, Ana Biscaia e Joana Monteiro (Tipografia Damasceno) | Museu da Água
19h30
Atuação da Academia de Ballet da Associação Cristã da Mocidade (ACM) – Turmas da Professora Catarina Lemos e Catarina Gomes | Palco dos Livros
21h30
Atuação Corvos | Palco Coreto
Espetáculo com o nome do álbum –“Corvos Convidam…” – composto pelabanda de seis elementos e uma voz que dá cor às músicas dos anos 80, agora,na perspetiva musical de CORVOS, que também viveram e sentiram a energia dorock cantado em português.
4 JUNHO [DOMINGO]
11h00-18h00
Feira de Produtos Rurais | Feira
11h30
Contos na manta | Hora do conto | Pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra
12h30
Encenação Etnográfica | Feira
14h00
Atuação do Grupo de Cantares de Anobra “EmCanta”| APBC | Palco dos Livros
O Grupo de Cantares “EmCanta” nasceu por iniciativa da Junta de Freguesia de Anobra, que pretendia constituir um grupo de cantares de música tradicional, que fosse uma referência local e, ao mesmo tempo, representasse um modo de ocupação saudável dos jovens da freguesia.Inscrição obrigatória: chronospaper2014@gmail.comou 933 444 370 (min. 8 pax./ max. 12 pax.) | Preço: 25 euros | Stand Chronospaper
15h00
Atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico “As Moleirinhas” de Casconha| Palco dos Livros
15h30-16h30
Estafeta da leitura | Pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra
16h00
Atuação do Grupo Folclórico do Centro Desportivo e Recreativo Popular de Assafarge| Palco dos Livros
16h00
Sessão de autógrafos com Isabel Correia, autora do livro O Bebé Perfeito | Stand Recortar Palavras
16h00
Sessão de autógrafos com as autoras Ana Alegre (texto) e Maria Guia Pimpão (ilustração) do livro É o coração que escolhe | Stand Palimage
16h00-18h00
Oficina de Introdução à Tipografia Tradicional, com Joana Monteiro/Clube dos Tipos | Inscrição obrigatória no stand (max. 8 pax.) | Preço: 10 euros | Stand Tipografia Damasceno
16h30
Estórias na manta para miúdos e graúdos com a presença de José Fanha | Pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra
17h00
Sessão de autógrafos com Pedro Chagas Freitas [livros: Prometo Perder, Prometo Falhar, Queres Casar Comigo Todos Os Dias, Envelhenescer, In SexusVeritas, Eu Sou Deus, Ou É Tudo Ou Não Vale Nada, O Supercaderno] | Stand Editorial Presença, L.da
17h30
Oficina de escrita criativa sobre o livro infanto-juvenil de Almada Negreiros Viva o Almada pim (Imprensa Nacional)| Pavilhão Câmara Municipal de Coimbra
18h00
Manta de escritores com José Fanha | Pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra
18h00
“Arte de Estar na Rua” | Teatro de Rua | Projeto SEMENTES (Serviço Educativo JACC e APBC) | Stand APBC
18h30
Atuação da Tuna de Assafarge | Centro Desportivo e Recreativo Popular de Assafarge | Palco Coreto
19h30
Atuação do Grupo Folclórico de Coimbra| Palco dos Livros
21h30
Atuação do Grupo de Música Popular e Medieval Fonte da Pipa | Palco Coreto
5 JUNHO [SEGUNDA-FEIRA]
14h30-15h30
Oficina de pintura | Técnica: Engrude | Inscrição obrigatória: chronospaper2014@gmail.com ou 933 444 370 (min. 8 pax/ max. 12 pax.) | Preço: 25 euros | Stand Chronospaper
15h30-16h00
Declamação de poesia | Escola Secundária José Falcão, alunos do 9.º 1 | Palco dos Livros
16h00-16h30
Biblioteca da Escola Eugénio de Castro | Declamação e interpretação de poemas, por alunos de Teatro do 7.º e 8.º ano (Professora Inês Manta) | Palco dos Livros
17h30
Apresentação do livro Des(en)cantos e (alguns) gritos (poesia), de Carlos d’Abreu (Lema d’Origem) | Pavilhão Câmara Municipal de Coimbra
18h00
Criação de clusters nas Indústrias Culturais e Criativas | SIN i9magazine | Espaço SIN i9magazine
18h30
Atuação dos “Ai que Vida” (Fado Castiço) | Palco Coreto
19h30
Atuação de Hugo Campos(Guitarra Clássica) | Escola de Música de São Teotónio | Palco dos Livros
21h30
Atuação Coro Misto da Universidade de Coimbra, ChoralPoliphonico de Coimbra e Grupo Vocal Ad Libitum| Palco Coreto
6 JUNHO [TERÇA-FEIRA]
14h00-15h00
Apresentação do livro In VinoVeritas – Metafísica do Vinho, de Paulo Archer de Carvalho (Tipografia Damasceno) | Museu da Água
14h30
AtelierO Gato das botas entre flores | Público-alvo: grupos escolares (Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico) | Pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra
14h30-15h30
Oficina de pintura | Técnica: Marmoreados | Inscrição obrigatória: chronospaper2014@gmail.comou 933 444 370 (min. 8 pax./ max. 12 pax.) | Preço: 25 euros | Stand Chronospaper
15h00
Sessão de autógrafos com a artista plástica Alexandra Moura, autora do livro Se os Animais Escolhessem a sua Nacionalidade (leitura de livro) | Stand Recortar Palavras
15h15-15h40
Pontuação indignada | Encenação pelos alunos 6.º A da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclo Poeta Manuel da Silva Gaio (Professora Sónia Tapadinhas) | Palco dos Livros
16h00-17h00
PeddyPaper | Alunos do 5.º ano da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclo Poeta Manuel da Silva Gaio (Professora Rosa Pereira) | Feira
17h30
Lançamento do livro Folhas em Flor (poesia – aiku), de HercíliaAgarez (Lema d’Origem) | Pavilhão Câmara Municipal de Coimbra
18h00
Apresentação da incubadora SIN Arnado e assinatura de Protocolo Institucional | SIN i9magazine | Espaço SIN i9magazine
18h00
Lançamento do livro Boa é a neve que em seu tempo vem, de João Mendes Ramos, por António Sousa Ribeiro (Mileumacores) | Museu da Água
18h30
Sessão de autógrafos com Maria João Fialho Gouveia [livros: Sob os Céus do Estoril, Inês, D. Francisca de Bragança, As Lágrimas da Princesa, Fialho Gouveia – Biografia Sentimental](2020 Editora) | Stand José de Almeida Gomes & Filhos, L.da
18h30
PILLS by SIN | Concurso Nacional de Design | SIN i9magazine | Espaço SIN i9magazine
18h30
Atuação da Quantunna – Associação Cultural | Palco Coreto
19h30
Atuação da Tuna Mista da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – Desconcertuna | Palco dos Livros
21h30
Atuação de Ricardo Dias Ensemble | Palco Coreto
Ricardo Dias Ensemble é o primeiro trabalho que, em muitos anos, propõe a interpretação de Fados e Canções de Coimbra com uma base instrumental constituída por consagrados nomes da cena musical portuguesa, e com uma atitude renovadora. Partem de experiências musicais bastante diversas, mas partilham um projeto comum: renovar o Fado e a Canção de Coimbra. Recusando obedecer à tradição, experimentam outras sonoridades, introduzem novos instrumentos e apostam na leveza e na sensualidade de um género musical tão enraizado na cultura portuguesa.
7 JUNHO [QUARTA-FEIRA]
14h30
AtelierPinhata do saber! | Público-alvo: grupos escolares (Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico) | Pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra
14h30-15h30
Oficina de pintura | Técnica: Engrude | Inscrição obrigatória: chronospaper2014@gmail.comou 933 444 370 (min. 8 pax./max. 12 pax.) | Preço: 25 euros | Stand Chronospaper
15h00-17h00
À Sombra das Palavras | Performance dos alunos dinamizadores do projeto “Leituras que Unem”, da Escola Secundária Avelar Brotero | Palco dos Livros e Pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra
16h00
Demonstração dos marcadores Graph’it | Stand Mileumacores
17h30
Apresentação do livro Apurriar 2007-2017 (crónica), da autoria de Luís Vale (Lema d’Origem) | Pavilhão Câmara Municipal de Coimbra
18h00-19h00
Apresentação do livro Carta de Probabilidades de Erosão Celeste, da autoria de João Damasceno, por Paulo Archer de Carvalho e amigo (Tipografia Damasceno) | Museu da Água
18h30
Conferência i9magazine “Inovação, Cultura e Criatividade” | ANI, COTEC, IAPMEI, CCDRC, SIN, APBC, CMC | SIN i9magazine | Espaço SIN i9magazine
18h30
Atuação da Orquestra da Escola de Música do Colégio São Teotónio | Palco Coreto
19h30
Atuação dos (ALTA)MENTE| Palco dos Livros
21h30
Desfile de Moda (CEARTE) | Palco do Coreto
8 JUNHO [QUINTA-FEIRA]
14h30
AtelierO Gato das botas entre flores | Público-alvo: grupos escolares (Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico) | Pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra
14h30-15h30
Oficina de pintura | Técnica: Marmoreados | Inscrição obrigatória: chronospaper2014@gmail.comou 933 444 370 (min. 8 pax./ max. 12 pax.) | Preço: 25 euros | Stand Chronospaper
15h00-15h45
Hino Eco-escola | Alunos do 3.º B do Centro Escolar da Solum Sul (Professora Isabel Silva, com a colaboração da Avó Linda) | Palco dos Livros
17h30
Lançamento do livro O Alferes maçarico e outras histórias (contos), de Antero Neto (Lema d’Origem) | Pavilhão Câmara Municipal de Coimbra
18h00
18 Anos – 18 Livros Alma Azul | Brasil 2000 – Antologia de Poesia Brasileira comentada pela Professora Leocádia Regalo (Alma Azul) | Museu da Água
18h00
Jantar empresarial BNI TOP e MONDEGO |networking empresarial | SIN i9magazine | Espaço SIN i9magazine
18h00-19h00
Apresentação do livro Macau: Arquitectura Religiosa Portuguesa, da autoria de José Querido, por Pedro Dias | Stand Tipografia Damasceno
18h30
Atuação da Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Coimbra | Palco Coreto
19h30
Atuação do grupo OpuSpiritum Ensemble | Palco dos Livros
21h00
Sessão de autógrafos com Graça Alves, autora do livro de poesia Da Timidez dos Homens, e com Isabel Maia, autora do livro de poesia Uma Existência outra | Stand Palimage
21h30
Atuação dos TheJukeboxers – Banda Tributo aos Anos 50, 60 e 70’s | Palco Coreto
9 JUNHO [SEXTA-FEIRA] | 24 HORAS CULTURAIS
10h30-12h30
Colóquio “Apoios ao Artesanato” (Centro de Formação Profissional do Artesanato – CEARTE) | Museu da Água
14h00
Demonstração dos marcadores Molotow | Stand Mileumacores
14h30
AtelierPinhata do saber! | Público-alvo: grupos escolares (Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico) | Pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra
14h30
Sessão de contos, atividade de expressão plástica e sessão de autógrafos com Anabela Pedrosa, ilustradora dos livros Vou Pintar um Arco-Íris e Solta-se um Beijo…Gosto de Ti! | Stand Recortar Palavras
14h30-15h30
Oficina de pintura | Técnica: Engrude | Inscrição obrigatória: chronospaper2014@gmail.comou 933 444 370 (min. 8 pax./ max. 12 pax.) | Preço: 25 euros | Stand Chronospaper
15h00-16h00
Projeto de empreendedorismo “A aventura do Gaspar” na região de Coimbra | Dinamização do jogo “O pão misterioso” | Alunos do 3.º C da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Solum (Professora Carla Chaves) | Palco dos Livros
15h00-17h00
Sala T e Caixa de Imaginação | Teatro de Rua | Projeto Valentinas, Projeto Estúdio e Cem linhas | Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra | Feira
16h30-22h00
WineSun Set Refresh – Bairrada Meets Coimbra | Museu da Água (Cais)
17h30
Apresentação do livro Guiné: crónicas de guerra e amor (crónica), de Paulo Cordeiro Salgado (Lema d’Origem) | Pavilhão Câmara Municipal de Coimbra
18h00
ChooseCoimbrameetup – Web summitresults | SIN i9magazine | Espaço SIN i9magazine
18h30
Atuação dos Quinta-feira 12 | Palco Coreto
18h30-11h30 (sábado)
Acampar com Histórias | Noites HappyReaders | Inscrição obrigatória: acamparcomhistorias@apel.pt (max. 25 crianças, entre os 8 e os 10 anos) | Preço: 10€ | APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros | Feira
A APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (organizadora da Feira do Livro de Lisboa),apoiada pela McDonald’s, e em organização com as Bibliotecas de Lisboa, organiza, de norte a sul, o ACAMPAR COM HISTÓRIAS | NOITES HAPPY READERS. Esta atividade visa dar às crianças a oportunidade de se envolverem num ambiente fantástico de natureza, livros, autores, contadores de histórias e assim criar uma apetência maior à leitura através de atividades lúdicas e literárias. As crianças (entre os 8 e os 10 anos) são convidadas a acampar na Feira Cultural (das 18h30 às 11h30 do dia seguinte), supervisionadas por monitores e animadores literários da APEL, permitindo-lhes também participar na montagem e desmontagem das tendas.
A inscrição (obrigatória) deve ser feita através do endereço acamparcomhistorias@apel.pt. Tem o custo de 10€ (transferência bancária). Cada criança deve trazer: saco-cama, escova e pasta de dentes, toalha de rosto, 1 muda de roupa.
19h30
Atuação dos TheTown Bar | Palco dos Livros
19h30-20h30 Apresentação do livro Crónica de um Renascimento e Outros Escritos de Bolso, da autoria de David T. Ferreira, por João Paulo Janicas e Cristina Janicas (Tipografia Damasceno) | Museu da Água
21h00 Maratona de Jogos de Tabuleiro | Dr. KARTOON| Pavilhão Câmara Municipal de Coimbra
21h00 Sessão de autógrafos com Sofia C. Fernandes, autora do livro Às 9 no meu Livro, e com Celina Lopes, autora do livro Tudo pela Minha Mãe | Stand Editorial Presença, L.da
21h30 Atuação Os RED – Rapazes Extremamente Divertidos | Palco Coreto
10 JUNHO [SÁBADO] | DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS
00h00
Animação no Espaço SIN i9magazine | SIN i9magazine | Espaço SIN i9magazine
00h00-01h00
Performance | Videolab| Feira
00h00-11h00
Vídeo Instalação | Videolab | Museu da Água
Mostra de vídeo arte internacional na qual participam mais de 50 artistas dos 5 continentes, bem como instalações multimédia pensadas especificamente para o espaço do Museu da Água. Estes trabalhos representam o que de melhor se produz na Europa ao nível da vídeo arte, pertencentes a uma coleção que conta já com mais de mil títulos, acumulada ao longo de mais de 10 anos.
11h30
Contos na manta | Hora do conto | Pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra
11h30-13h00
Academia de Ginástica |Centro Norton de Matos| Palco dos Livros
14h30-15h30
Oficina de pintura ao vivo pelos Mestres da Oficina | Técnica: Marmoreados | Inscrição obrigatória: chronospaper2014@gmail.comou 933 444 370 (min. 8 pax./max. 12 pax.) | Preço: 25 euros | Stand Chronospaper
15h00
Cluster Cultural e Criativo (caso de sucesso internacional – um exemplo do Brasil) | SIN i9magazine | Espaço SIN i9magazine
15h00-20h00
Várias atuações BigBand | VI Encontro de BigBands | Tuna Académica da Universidade de Coimbra | Palco Coreto
16h00
Sessão de autógrafos com Alice Cardoso, autora do livro Animais Escritores | Stand Recortar Palavras
16h00
Apresentação do livro O Povo que ainda canta (Tradisom) | Museu da Água
16h00
Oficina de escrita criativa sobre o livro infanto-juvenil de Fernando Pessoa O menino que era muitos poetas | Stand Imprensa Nacional
16h00
Workshop “Vai uma Sardinha?” (pintura a frio sobre faiança) |Artista: Joana Santana | Preço: 10 euros | Stand Mileumacores
17h00
Sessão de autógrafos com Eurico Machado Costa, autor dos livros A Princesa do Mondego e O Filho do Marquês (Chiado Editora) | Stand José de Almeida Gomes & Filhos, L.da
17h30
À conversa com Mário Cláudio, sobre o livro Os Naufrágios de Camões | Moderação:Teresa Carvalho | Pavilhão Câmara Municipal de Coimbra
17h30
Apresentação do livro O Hominídeo Humanizado (ensaio poético), de António Sá Gué (Lema d’Origem) | Museu da Água
18h00
Galáxia Camões | Leituras espontâneas pelo Grupo de Leitura Alma Azul (Luís de Camões, Eça de Queirós, Antero de Quental, Camilo Pessanha) | Stand Alma Azul
18h30
Atuação Combos| VI Encontro de BigBands | Tuna Académica da Universidade de Coimbra | Palco Coreto
19h00
Apresentação do livro A Sorte de Ter Medo (uma narrativa sobre a Guerra Colonial portuguesa na Guiné), de Gustavo Pimenta (Palimage) | Museu da Água
21h00-22h00
Apresentação do livro Cinco Suicídios, da autoria de João Damasceno, por Carlos Braz Saraiva e Bonifrates – Cooperativa de Produções Teatrais e Realizações Culturais, C.R.L. (Tipografia Damasceno) | Museu da Água
21h30
Atuação da Just Soul Orchestra | Palco Coreto
11 JUNHO [DOMINGO]
11h00-13h00
XX Mercado de Trocas para Crianças e Jovens | Casa da Esquina – Associação Cultural | Pavilhão Biblioteca Municipal
11h30
Atuação do Coro do Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN) e do Coro do Colégio da Imaculada Conceição (CAIC) | Palco dos Livros
11h30
Contos na manta | Hora do conto | Pavilhão Biblioteca Municipal de Coimbra
14h30-15h30
Apresentação da oficina “O que nós fazemos na oficina” | Chronospaper | Museu da Água
15h00
Atuação do Coro do Colégio de S. José | Palco dos Livros
16h00
Somos os poemas que dizemos | Bonifrates – Cooperativa de Produções Teatrais e Realizações Culturais, C.R.L. | Pavilhão Câmara Municipal de Coimbra
16h00
Sessão de autógrafos com Raul Minh’Alma, autor do livro Larga Quem Não Te Agarra | Stand Editorial Presença, L.da
16h00
Atuação da Quarentuna de Coimbra – Associação Musical | Palco dos Livros
16h30
Projeto Municipal Intergeracional “Na Música Todos Contam” | Concerto Final | Grande Auditório do Convento São Francisco
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) promove, desde abril de 2017, em doze escolas básicas do 1º ciclo (EB1) da rede pública municipal e em doze Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s), que trabalham com idosos, o projeto educativo, social e intergeracional “Na Música Todos Contam”, estruturado e implementado pela Orquestra Clássica do Centro (OCC).
O programa apresentado pela OCC passa pela realização de ações conjuntas para as crianças e para os idosos e proporciona aos seus participantes a interação direta com músicos profissionais, que explicam o processo da música, a sua história e que dinamizam também os vários grupos participantes.
O concerto final “Na Música Todos Contam” acontecerá no dia 11 de junho, no Grande Auditório do Convento São Francisco, e que contará com a participação de todos os envolvidos neste projeto.
17h00-18h00
Poemas insurretos | Oferta de poesia a la carte aos transeuntes, por atores da Bonifrates – Cooperativa de Produções Teatrais e Realizações Culturais, C.R.L. | Feira
17h30
À conversa com Pedro Mexia, sobre o livro MALPARADO: Diários 2012-2015 | Moderação: Luís Quintais |Pavilhão Câmara Municipal de Coimbra
17h30
Apresentação do livro José Liberato Freire de Carvalho (1772-1855) Sua vida e Pensamento (biografia), de autoria de Mário Simões Dias (Lema d’Origem) | Museu da Água
18h30
Atuação da Orquestra dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra | Palco Coreto
19h30
Atuação da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra | Palco dos Livros
21h30
Atuação do Coimbra Gospel Choir| Palco Coreto
A AmazingArts- Companhia das Artes de Coimbra tem a sua ação vocacionada, sobretudo, para a área da música, expressa na dinâmica do Coimbra Gospel Choir,de um estilo musical pouco usual no país, que realiza concertos corais com repertório de influências de gospel tradicional, de espirituais negros e afroamericanos, assim como de autores contemporâneos, sob Direção Vocal e Artística de Nuno Mendes.
22h00
Representação 3 Yoricks| Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro | Palco Coreto
Qual é o sentido das coisas? O que é que nos move? O que é que faz a terra girar à volta do sol? Onde é que assenta a relação entre o ser humano e o mundo? Qual é a ação afinal?
Três teimosas pessoas num espaço à descoberta da verdade absoluta esforçam-se por fazer valer as suas perspetivas, as suas opiniões. Uma experiência de laboratório criada em formato de “BigBrother”, por três criaturas etnocêntricas que atravessam uma crise existencial, só isso! (Alexandre Oliveira)
ATIVIDADES PERMANENTES
– Atividades Culturais Permanentes | Espaço SIN i9magazine
Ciclos de conferências, concertos, tertúlias, atuações de Dj’s, animação diária do espaço lounge da Feira Cultural. A participação será complementada com outras atividades, pensadas especificamente para animar as 24 Horas Culturais.
– Vídeo Instalação | Projeto Videolab | Museu da Água
Mostrade vídeo arte internacional, que representa o que melhor se produz na Europaao nível da vídeo arte, com a participação de mais de 50 artistas, dos 5 continentes. Os trabalhos pertencem a uma coleção que conta já com mais de mil títulos, acumulada ao longo de mais de dez anos.
A participação do Projeto VIDEOLAB será complementada com outras instalações multimédia, e enriquecidas com performances, por artistas convidados, pensadas especificamente para animar as 24 Horas Culturais
– Exposição“Coisas pequenas, feitas com amor”, de Rita Duque | Museu da Água
– Oferta de 1 livro a todos os que nascerem em 1999 | Stand Alma Azul
Para assinalar a criação da Alma Azul, é oferecido um livro a todos os que nasceram no ano de 1999.
– Oficina de Tipografia | Stand Tipografia Damasceno
Oficina de Tipografia a funcionar com impressão e demonstração de diversas técnicas gráficas, com a orientação de Rui Damasceno, José Lage, Paulo Pratas, Madalena Albuquerque e José Manuel Carvalho.
LISTA DE EXPOSITORES
LIVRO
- 1870 Livros
- Afrontamento
- Alfarrabista Caldeira
- Alfarrabista Martinho
- Alma Azul
- Almeida Alfarrabista
- Âncora Editora
- Angels Formula – Alfarrabistas
- Ao Pé das Letras
- Bibliographias
- Bruaá Editora
- Casa do Gaiato
- Chronospaper – Oficina de Restauro de Livros e Encadernação
- CLC Portugal
- CLIPP
- Coimbra Editora, S.A.
- Companhia das Artes
- Dinalivro
- Kartoon
- Edições Base
- Edições Colibri
- Edições MinervaCoimbra
- Edições Piaget
- Editorial Presença, L.da
- Enfertec
- English Language Bookshop Online
- Eranos
- Figueirinhas
- GAAC – Grupo De Arqueologia e Arte do Centro
- Grupo Almedina
- Imprensa da Universidade de Coimbra
- Imprensa Nacional
- InkTshirtStore
- José de Almeida Gomes e Filhos, Lda.
- Org.
- Lápis de Memórias
- Lema d’Origem
- Leya, S.A.
- Livraria Bertrand
- Livraria Braga
- Livraria Cruz
- Livraria Miguel de Carvalho
- Livraria Santiago
- Livraria Snob
- Mar da Palavra
- Nova Acrópole
- Palimage
- Palmo a Palmo
- Ponto M
- Porto Editora
- Net
- Publicações Maitreya
- Recortar Palavras
- Rota do Livro
- Passos – Alfarrabista
- Tipografia Damasceno
- Vasp – Distribuição de Publicações, S.A
ARTESANATO
- Mesquita Vidro
- António Faria Vieira
- Armanda Esperança
- Artesanato A Feiticeira
- Artesanato Moreiras
- Artesanato Pereira
- Associação “Herança do Passado”
- Atelier S. Miguel
- Bailhamedeus Atelier de Cerâmica
- Baldufa Artesanato
- art
- Bernardete Marques
- Bordados da Lixa
- Bordados de Nisa
- Bucorkby Isabel Silva
- Capim Dourado
- Carla Silva – Cerâmica em grés
- Carlos Dias
- Carlos Ribeiro
- Carola & Borralho
- Casa das Botas
- Cerâmica Regional Carlos Melro
- Conceição Durão
- Conímbriga a ponto de Arraiolos
- Cristina Fachada – Tecelagem de Almalaguês
- Delfina Nunes
- Delfina Salvadores
- Dona Bicla
- ECOLÃ
- Elisabete Soares – Rendas de Filé
- Elmano e Helena
- Emília Leão
- Esteiras de Arzila
- Filomena Cabral Antunes
- Frederico Ferreira
- Handvela
- Ilídio Gomes Ferreira
- Irene Almeida
- Irmãos Baraça
- Isabel Moreira
- Joaquim Oliveira
- Jorge dos Santos Costa
- José Luís Pires
- Júlia Côta
- Kuul Portugal
- Latoaria Artesanal de Avô
- Laurinda Pias
- Loja da Villa
- Luís Pinheiro
- Lukas Fantoches e Marionetas
- Manuel Macedo
- Maria Alcide Costa Rodrigues
- Maria das Neves
- Maria Ermelinda (Bordados de Crivo)
- Marionetas do Tejo
- Movinisa, Lda.
- Município de Vila Nova de Poiares
- Naturlã
- NorbertSchwabl
- O Campeão & Maria da Glória
- O Celeiro das Artes – Montemor-o-Novo
- OfficinaBelluConti
- Olaria Isabel Lacerda
- Olinda da Conceição Correia Mata
- Palmira Lopes
- Pedro Silva
- Prazeres Côta
- Presépios Amorosos
- Rendas de Bilros de Vila do Conde
- Rosa e Manuel Rufo
- Rui Alves
- SibibySilviaNolan
- Susy e Paulo Nandes
- Teresa Castro
- Turquel
- Vitor e Fátima Palhinha
- Zé da Pedra
ARTES PLÁSTICAS
- Atelier – Galeria Ícone
- Conde Galeria
- Galeria Usar o Tempo
- Magenta – Associação de Artistas pela Arte
- Mileumacores
EDIÇÕES MUSICAIS
- Casa do Zambujal
- Sérgio Vieira Colecionismo
- Tradisom Produções Culturais
- Vinil Wolf 80
CULTURA E CRIATIVIDADE
- Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra
- Associação Artística e Cultural Salatina
- Centro de Artes Visuais
- Conservatório de Música de Coimbra
- Linhas: CAPC/Casa da Esquina/Jazz ao Centro Clube
- LivingPlace – Animação Turística
- Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro
- O Teatrão
- Orquestra Clássica do Centro
- Portugal com Paixão
- SIN / I9 magazine
ÁREA INSTITUCIONAL
- APBC – Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra
- Associação RUAS – Recriar Universidade Alta e Sofia
- Câmara Municipal de Coimbra
- CEARTE – Centro de Formação Profissional de Artesanato
- CIM – Comunidade Intermunicipal da Região Coimbra
- Fundação Inês de Castro
- Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal
GASTRONOMIA
- ADOC – Associação De Doceiros de Coimbra
- “As Moleirinhas” de Casconha
- Azúcar Mexicano
- Bora Lá Tropical Drinks
- Brasileira / Vénus
- CoffeeGo
- Comidas-Street Food
- Confraria dos Sabores de Coimbra
- Cordel Maneirista
- CrepInnby Crepes de Centeio
- Delícias da Bela
- Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
- Fumeiro Artesanal de Seia
- Grupo Folclórico de Coimbra
- Mirago
- NéChef
- OdaBarca – Animação Turística do Mondego, S.A
- Praxis
- Queijadinha – Doçaria Conventual
- Sabor Serrano (Tasquinha Serrana.Come)
- Sabores e Etnografia de Assafarge
- Tasquinha D’Sserra
- Temudu’s Restaurante “Tasquinha da Marinhoa”
- Waffle Spot
- Woody’s Waffle Shop Streetfood Coimbra
Related Images:
PUBLICIDADE