Vamos
XII Gala da APPACDM Coimbra celebra os 50 anos do 25 de Abril
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) Coimbra realiza a sua XII Gala esta terça-feira, 14 de maio, pelas 21h00, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra. Desta vez, os membros da instituição protagonizam uma emocionante peça de teatro, com música e dança, dedicada aos 50 anos do 25 de Abril.
O objetivo passa por celebrar uma data incontornável do Portugal democrático: o 50º aniversário do 25 de Abril, através de uma produção de teatro musicado, rica em arte e emoção.
Através de personagens, diálogos tocantes, dança e muita música, os membro da APPACDM Coimbra exploram a liberdade conquistada, destacando o antes, o durante e o após 25 de abril de 1974, e passando pela importância da liberdade de expressão, da inclusão e da superação.
“Como todas as pessoas, os nossos clientes estão atentos ao que os rodeia e, como não podia deixar de ser, é quase um imperativo cívico celebrar este meio século do 25 de Abril”, começa por explicar a presidente da APPACDM Coimbra, Helena Albuquerque, que acrescenta: “Até porque muitos dos nossos clientes ainda não eram nascidos em 1974 e há também essa componente de partilha de conhecimento ou de reforço do que aprenderam na escola.”
“Maio está a ser um mês magnífico para todos aqueles que se interessam e apoiam a nossa causa. Ainda na última sexta-feira celebrámos, pela primeira vez, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, que teve uma surpreendente repercussão em todo o país. Uma efeméride como esta ou, numa escala naturalmente mais modesta, eventos como a nossa gala, têm uma importância muito grande para colocar a deficiência intelectual na agenda da nossa sociedade”, considera Helena Albuquerque.
A peça que amanhã sobe ao palco é uma homenagem vibrante, que não apenas celebra a conquista da liberdade, mas também destaca a força transformadora da inclusão e da arte na construção de um futuro mais brilhante para todos.
Related Images:
PUBLICIDADE