Portugal
Volume de água armazenada subiu em 12 bacias hidrográficas durante fevereiro
O volume de água armazenada subiu em 12 bacias hidrográficas de Portugal continental e desceu na do Ave durante o mês de fevereiro, divulgou hoje a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Das 60 albufeiras que a APA monitoriza, 36 tinham mais de 80% do seu volume total e quatro tinham menos de 40% (Monte da Rocha, Campilhas e Fonte Serne, na Bacia do Sado, e Bravura, na bacia do Barlavento).
PUBLICIDADE
Tirando nos casos das bacias do Mira e Barlavento, o armazenamento de água no último dia de fevereiro era superior às médias dos últimos 30 anos para esse mês.
“A precipitação ocorrida nos meses de janeiro e fevereiro provocou um aumento significativo nos volumes armazenados nas albufeiras, nomeadamente nas bacias a norte do rio Tejo e no Guadiana, que permitem uma gestão anual e interanual das necessidades”, considera a APA.
Nas bacias hidrográficas dos rios internacionais, o armazenamento subiu durante o mês de fevereiro nas albufeiras espanholas do Minho, Lima e Douro, onde estão agora acima de 80% da capacidade máxima, e também na do Tejo, onde está a 70,4% e do Guadiana, onde está a 40,7%.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE