“Viva quem canta” insere-se no projeto de mediação de públicos promovido pelo Centro de Artes e Espectáculos em estreita relação com a Divisão de Assuntos Sociais e Saúde” do município da Figueira da Foz. Tem como objetivo principal promover a saúde, o envelhecimento ativo e combater o isolamento social.
Assente na base científica que comprova ganhos do canto para a saúde mental e funções cognitivas, VIVA QUEM CANTA visa proporcionar aos participantes – comunidades seniores dos Centros de Dia do município da Figueira da Foz, momentos de fruição com um caráter didático e pedagógico, na busca do desenvolvimento de competências musicais, numa simbiose perfeita que permite a fruição através da música.
O projeto teve início, a título experimental, a 11 de março, com 30 seniores (11 utentes do Centro de Dia do Centro Social Sanctus Petrus e 19 utentes do Centro de Dia do Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Tavarede). Os ensaios levados a cabo pelo maestro Vítor Ferreira e pela professora e música Rita Ruivo irão terminar no dia 01 de outubro – Dia Mundial da Música – com uma apresentação pública do trabalho desenvolvido durante os 7 meses de vigência do Projeto.
PUBLICIDADE
VIVA QUEM CANTA conta com apoio e acompanhamento feito por profissionais credenciados do meio artístico – professores de canto, maestros e músicos-, numa iniciativa que envolve diversas dinâmicas: ginástica respiratória, aquecimento motor e vocal, afinação, definição de timbres, texturas musicais, reprodução de reportório, socialização e interação musical.
Assume-se como uma ode à cultura musical portuguesa, ao revisitar músicas icónicas e contemporâneas do repertório nacional, associadas a grupos e artistas que marcaram gerações e que a memória tende a perdurar.
PUBLICIDADE