Coimbra
Visitantes na Baixa de Coimbra aumentaram este verão e agosto foi “único”
A presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) disse hoje que o número de visitantes à Baixa da cidade aumentou no verão deste ano e que o mês de agosto foi “único”.
“Eu acho que foi um agosto único. Normalmente o agosto era um mês em que se passavam muito poucas atividades em Coimbra. Tanto a Câmara [Municipal de Coimbra], como a APBC, como a Junta de Freguesia tiveram essa preocupação, por isso, houve uma série de programas que atraíram muita gente ao próprio centro da cidade”, disse hoje à agência Lusa, a presidente da APBC, Assunção Ataíde.
“Foi mesmo um mês com muitas atividades”, afirmou a presidente, que apresentou hoje na pastelaria Briosa, no Largo da Portagem, mais uma iniciativa para promover a Baixa da cidade de Coimbra.
Questionada pela Lusa, sobre os fatores que levaram ao aumento do número de visitantes, referiu que uma das causas se deve ao período pós-pandemia e à vontade “inédita de sair”.
Outro dos fatores reside na conjugação de esforços das entidades.
“A própria União de Freguesias [de Coimbra – Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu], a própria Câmara, nós, a APBC, com uma série de estruturas, tínhamos vontade de ter eventos e ter atividades para cativar as pessoas na rua”, acrescentou.
“Foi um verão até muito bom”, reafirmou.
Assunção Ataíde referiu ainda que este aumento do número de visitantes refletiu-se comercialmente na Baixa.
A presidente da associação adiantou que uma das prioridades da APBC passa por atrair até o “turista da própria cidade”.
“Nós, a APBC, também temos de pensar de acordo com as nossas possibilidades e a APBC se atrair os próprios cidadãos de Coimbra à Baixa, ao seu centro urbano, eu dou-me por muito satisfeita. E isso, eu acho que tenho tido a consciência de que temos conseguido. Não só triplicamos, quase quadruplicámos o número de associados”, explicou.
Um dos eventos que a APBC está a promover é o “1º Encontro Ingleses do Centro” que vai decorrer no domingo, das 10:00 às 15:30, entre o Largo da Portagem e a Praça 8 de Maio. Na >Baixa de Coimbra.
Trata-se de um encontro de carros clássicos de marcas inglesas, como, por exemplo, Jaguar, MG, Triumph, Land Rover, Rover, Ford, Austin-Healey e Austin Morris, entre outras.
De acordo com a APBC e os organizadores do evento, para além de ser uma oportunidade de apreciar os automóveis e de conversar com os seus proprietários, a ideia é também atrair o público à Baixa da cidade de Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE