Região

Vila Nova de Poiares com orçamento de 11,3 milhões em 2023

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 22-12-2022

A Câmara de Vila Nova de Poiares vai ter um orçamento de 11,3 milhões de euros (ME) em 2023, marcado pelo aumento das despesas correntes e pela indefinição da situação económica, afirmou o presidente da autarquia.

PUBLICIDADE

O documento, num valor idêntico ao orçamento deste ano, foi aprovado pela Assembleia Municipal, na quarta-feira, com os votos a favor do PS (em maioria), abstenção do PSD e contra da CDU, disse à agência Lusa o presidente daquele município do interior do distrito de Coimbra, João Miguel Henriques.

“As principais dificuldades que tivemos na elaboração do orçamento prendem-se com a imprevisibilidade da evolução da situação económica no país e no mundo”, referiu, sublinhando que o município terá um aumento “considerável” das despesas correntes, face à subida dos preços de materiais, energia e combustíveis.

PUBLICIDADE

Para além disso, 2023 é também marcado pelo “final de um quadro comunitário”, com a conclusão de alguns investimentos, e a preparação de candidaturas para o próximo.

“Esses investimentos que iremos procurar fazer no futuro [no PT2030], ainda não estão refletidos neste orçamento e não têm dotação financeira garantida”, aclarou.

PUBLICIDADE

Como investimentos a concluir em 2023, João Miguel Henriques destacou a empreitada de um milhão de euros em zonas pedonais e cicláveis no concelho, por forma a promover uma mobilidade mais sustentável no centro de Vila Nova de Poiares.

Fora do orçamento, o presidente do município destaca ainda investimentos de cerca de 2,5 milhões de euros no aumento da rede de saneamento e na eficiência hídrica no concelho, empreitadas a cargo da Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN).

Segundo João Miguel Henriques, a capacidade de investimento do município é já por si reduzida, face às dívidas que apresenta, prevendo-se gastos de cerca de 800 mil euros “só para serviço da dívida em 2023”.

O foco, frisou o autarca, passa por preparar agora boas candidaturas e desenvolver projetos para o próximo quadro comunitário, como é o caso do projeto de requalificação da escola sede do concelho, que espera poder candidatar ao PT2030.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE