Região

Vila Nova de Poiares acolhe Polo do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 31-03-2024

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, e o Diretor do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, Nuno Marques, assinaram o Protocolo para a instalação no Concelho do Polo Distrital daquele Centro, numa cerimónia pública que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Também presentes esteve o Vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Luís Paulo Costa, a Vice-presidente da CCDR – Centro, Alexandra Rodrigues, a Diretora do Centro Distrital de Segurança Social, Manuela Veloso, as técnicas que já estão a exercer funções no Centro, e diversas entidades locais que operam nesta área.

Esta estrutura, que já se encontra em funcionamento, está instalada no edifício Municipal contíguo aos Paços do Concelho, tem por objeto a promoção de uma abordagem positiva ao envelhecimento, capacitando os profissionais destas áreas com competências para que possam oferecer melhores cuidados e serviços diferenciadores de alta qualidade com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos idosos.

De acordo com João Miguel Henriques, Presidente da Câmara Municipal, «para Poiares é um motivo de orgulho o facto de ter sido a escolha para a instalação do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, uma área tão importante e que deve merecer toda a nossa atenção, por forma a proporcionarmos a melhor qualidade de vida aos seniores».

«O trabalho que temos vindo a desenvolver nesta área é notório, quer sejam iniciativas do próprio Município, quer dos vários parceiros e instituições locais, pelo que a escolha por Vila Nova de Poiares é, também, o reconhecimento daquilo que são as nossas preocupações e do empenho nestas temáticas», referiu João Miguel Henriques

Nuno Marques, Diretor do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo afirmou que «o objetivo mais imediato é o de melhorar a qualidade de vida, até 2030, em dois anos, para os maiores de 65. É uma meta ao nosso alcance, mas que para a qual precisamos de atuar em diferentes campos, desde logo junto das pessoas que hoje já estão envelhecidas, mas também de forma preventiva», referiu.

PUBLICIDADE

publicidade

«Portugal será a partir de 2025 o país mais envelhecido da Europa, pelo que esta é uma oportunidade para nos prepararmos, capacitarmos, e fazer as mudanças necessárias para que todos posamos viver melhor com esta realidade», destacou.

Objetivo que é partilhado pelo Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, que sublinhou a «necessidade de criarmos condições para uma melhor qualidade de vida da população sénior. Exemplo disso é a integração da Câmara Municipal num consórcio europeu, no âmbito do Projeto Erasmus+ Sport “European Active Ageing Challenge” (EUAPPTIVE), que está a desenvolver um software a implementar em Vila Nova de Poiares que permitirá a promoção de melhorias na saúde, atividade física e estilo de vida saudável dos idosos, digitalização, práticas inovadoras e inclusão», concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE