Região
Vila Nova de Poiares acolhe polo do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo
Vila Nova de Poiares vai acolher o polo distrital de Coimbra do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, que irá funcionar num espaço do município, disse o presidente da Câmara.
O município de Vila Nova de Poiares assinou na quinta-feira o protocolo com vista à criação do polo distrital do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, entidade nacional sediada em Loulé (distrito de Faro), que terá como objetivo formar profissionais para oferecerem melhores cuidados e atividades aos idosos do distrito de Coimbra, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara, João Miguel Henriques.
“Foi uma oportunidade que surgiu. A Câmara participa em muitas ações relacionadas com o envelhecimento ativo e saudável, temos muitos projetos nessa área e, na sequência de uma participação numa ação de entidades de todo o país, percebemos que o Centro de Competências iria desenvolver esta atividade e criar polos e manifestámos a nossa disponibilidade para receber o polo distrital de Coimbra”, disse o autarca.
Em Vila Nova de Poiares, haverá duas salas e um auditório ao dispor do polo, num edifício municipal contíguo aos Paços do Concelho.
O polo terá duas técnicas em permanência, que irão formar e capacitar “todos os agentes que trabalham com pessoas idosas, ao nível da segurança, atividade física ou saúde, para contribuir para um envelhecimento mais ativo”, aclarou.
Segundo João Miguel Henriques, a procura de um envelhecimento mais ativo e saudável é uma preocupação da Câmara, caracterizado por uma população envelhecida.
“Temos algumas ações desenvolvidas, há outras em parceria com entidades locais e agora com a criação deste polo esperamos que a proximidade com os técnicos nos possa dar mais um apoio quer à Câmara, quer às IPSS [instituições particulares de solidariedade social], para melhorarem a atividade que desenvolvem”, salientou.
Related Images:
PUBLICIDADE