Educação

Viaje no tempo com o Gabinete de Curiosidades em Coimbra e descubra os seus segredos

Notícias de Coimbra | 3 dias atrás em 31-12-2024

Se gosta de viver experiências incríveis que promovem uma viagem no tempo, tem de fazer uma visita ao Gabinete de Curiosidades em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

O nosso país tem diversos museus que nos proporcionam grandes momentos. Dão-nos a conhecer parte importante da nossa história. Em Portugal, podemos visitar um vasto conjunto de estabelecimentos onde se podem conhecer coleções muito distintas, de objetos de arte, de ciência, entre outros elementos que funcionam por si só como autênticas lições sobre outros tempos.

Contudo, há no território português uma atração que se revela verdadeiramente singular. Se gosta de viver experiências incríveis que promovem uma viagem no tempo, tem de fazer uma visita ao Gabinete de Curiosidades em Coimbra.

Este espaço intrigante prima pelo seu ecletismo verdadeiramente notável. Por aqui, podemos encontrar uma coleção diversificada, pois os artigos expostos são provenientes de vários departamentos.
Ao longo dos séculos, diversos cientistas recolheram os inúmeros artigos apresentados no Gabinete de Curiosidades da Universidade de Coimbra.

A Fundação La Caixa funcionou como mecenas indispensável para a criação do Gabinete de Curiosidades. Houve um investimento de cerca de 250 mil euros para dar vida a este projeto. Para recriar o ambiente que este local apresenta, foram precisos cerca de três anos de trabalho e uma dedicação constante de uma equipa de 10 pessoas.

Neste espaço único em Portugal, encontram-se reunidas peças que foram sendo colecionadas pela Universidade de Coimbra ao longo de mais de sete séculos de história. As peças expostas no Gabinete das Curiosidades foram criteriosamente selecionadas.

Demorou mais de 2 anos a escolher as peças mais intrigantes pelos vários acervos e reservas desta instituição com uma longevidade incomum.

Perceber que a coleção do Gabinete de Curiosidades apenas representa 1% do espólio da Universidade de Coimbra revela-se verdadeiramente impressionante…

O Gabinete de Curiosidades da Universidade de Coimbra é uma das atrações mais surpreendentes da cidade dos estudantes.

Quem visita a cidade de Coimbra e coloca na agenda uma passagem por este espaço assegura uma daquelas experiências que serão para sempre recordadas. Por aqui, encontrará peças raras, coisas muito estranhas, algumas chocantes, outras bizarras. A maioria proporciona momentos inesquecíveis…

Numa mesma sala, encontram-se milhares de peças. São inúmeros artefactos e espécies raras amontoados até ao teto que espelham itens bizarros e exóticos, curiosidades sem fim.

Quem visita este Gabinete de Curiosidades passa rapidamente do estranhamento para algo diferente. Vive maravilhado e é confrontado com a surpresa a cada instante.

Os Gabinetes de Curiosidades de tempos antigos não eram nada científicos. Eles visavam espelhar a obra divina. Tinham o espírito de recriar numa só sala a obra de Deus.

O Gabinete de Curiosidades em Coimbra não se destina a recriar os gabinetes de curiosidades que antecederam a criação dos museus de ciência. O seu propósito é ainda mais profundo. Consiste em despertar nos seus visitantes o sentimento que esses espaços originais despertavam.

Portanto, as sensações despertadas neste espaço poderão libertar expressões como: “Que esquisito!”, “O que é isto?”, “Que estranho!”, “Uau!”, “Que horror!”…

Neste espaço singular criado na Universidade de Coimbra, vivem-se emoções fortes. O Gabinete de Curiosidades está feito para provocar sensações incomuns a quem o visita. Ele encontra-se meticulosamente desarrumado e visa espantar quem por lá passa.

Os mais de 4000 itens expostos apresentam-se misturados. O único guia deste espaço é a luz. Não existem legendas, nem organização lógica, no Gabinete de Curiosidades, o que torna os momentos vividos ainda mais intrigantes.

Não há explicações para ninguém. A ausência de informações e orientações permite criar sensações no visitante. Ao longo de uma visita que pode durar cerca de 20 minutos, há apenas uma orientação: a luz.
Quem entra na Sala Carlos Ribeiro do Colégio de Jesus da Universidade de Coimbra verifica que o espaço se encontra na penumbra. Neste espaço, apenas existem luzes que permitem guiar os olhos do visitante. Elas vão-se ligando no percurso, amiúde, enquanto se realiza o trajeto. As luzes permitem destacar os diferentes pontos de interesse da sala.

No total, são seis mil LED. No Gabinete de Curiosidades, existem 12 programas de luz diferentes. Variam conforme os públicos que visitam o espaço.

Quem visita o Gabinete de Curiosidades em Coimbra tem a liberdade de escolher os seus favoritos e inventar uma história à sua volta.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE