Vamos

Viagem pelo movimento neorrealista e as artes plásticas em Coimbra

Notícias de Coimbra | 22 horas atrás em 07-01-2025

O Teatrão, o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) e o Museu do Neo-Realismo estão a promover a exposição Neo-Real: cara a cara com obras neorrealistas. 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Esta exposição vai trazer ao Círculo Sereia do CAPC quatro obras do Museu do Neo-Realismo, que vão estar expostas em quatro momentos distintos. A galeria está aberta de terça a sábado, das 14:00 às 18:00, e a entrada é livre.

No último dia de cada momento expositivo, o Educativo CAPC e o Projeto Pedagógico do Teatrão juntam-se para promover oficinas gratuitas – Círculo de Estudos – que vão fazer visitas acompanhadas às obras expostas.

Nestes encontros, será explorada a forte ligação entre o movimento neorrealista e as artes plásticas – que aí teve uma das suas maiores expressões – com um olhar atento sobre cada um dos trabalhos, desde a perspetiva do seu autor, da história da arte europeia, das suas relações políticas e sociais na época. Em paralelo, na mesma sessão, o Teatrão apresenta a sua abordagem cénica e educativa partindo da obra exposta como referência, fazendo assim ponte com a sua nova criação Constantino, Guardador de Sonhos.

O primeiro Círculo de Estudos decorre no dia 11 de janeiro, entre as 11:00 e as 12:30, e será dividido entre Pedro Pousada (diretor do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra) e Margarida Sousa (membro da direção, atriz e pedagoga do Teatrão). A entrada é livre e aberta a jovens a partir dos 12 anos, mas sujeita a inscrição através do formulário disponível aqui.

Esta atividade faz parte da programação paralela a Constantino, Guardador de Sonhos. Depois de um fim de semana com duas sessões esgotadas, o novo espetáculo da companhia apresenta-se novamente ao público esta sexta-feira às 19:00 e sábado às 17:00 na Oficina Municipal do Teatro (OMT). Além disso, ao longo da semana, Constantino, Guardador de Sonhos vai fazer várias sessões para escolas do concelho de Coimbra, estando a maior parte completamente lotada.

Os bilhetes para toda a temporada estão disponíveis para compra na OMT, postos Ticketline ou aqui.

A nova criação do Teatrão é um texto original a partir de Alves Redol que nos transporta para o séc. XXI, com uma protagonista que vive nos subúrbios de uma grande cidade e que tem graves dificuldades em sonhar com um futuro e uma vida melhor. É este ponto de partida que leva a companhia a estudar a fundo o neorrealismo com uma questão em mente: qual é o teatro que queremos fazer para traduzir o nosso olhar sobre a realidade, nos dias de hoje? Mais do que uma versão atualizada do “Constantino” de Redol, a nova criação do Teatrão procura neste movimento artístico ferramentas para fazer uma profunda reflexão sobre a contemporaneidade. 

Por fim, até junho, o Clube de Leitura para Adolescentes EM VOZ ALTA procura ensaiar uma série de dinâmicas pedagógicas que procuram trabalhar a competência da leitura em voz alta com jovens dos 13 aos 17 anos. Ao mesmo tempo, também quer fomentar a criação de um espaço de socialização e expressão livre e descontraída. Os trabalhos serão sempre orientados por professores das Classes de Teatro do Teatrão, entre as 18:30 e 20:30 de quinta-feira até junho (e com as devidas pausas letivas), na OMT. As inscrições para esta iniciativa estão abertas através do formulário disponível aqui.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE