Coimbra

Verdes preocupados com “poluição provocada por suinicultura em Murtede”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 12-06-2019

O grupo parlamentar Os Verdes exigiu hoje ao Governo medidas de combate à poluição alegadamente provocada por uma suinicultura localizada na freguesia de Murtede, no concelho de Cantanhede.

PUBLICIDADE

publicidade

O deputado José Luís Ferreira questionou o Governo, através da Assembleia da República, sobre “os impactos negativos no ambiente, em particular maus cheiros e poluição de linha de água, que têm merecido o descontentamento da população local”.

PUBLICIDADE

Na pergunta, o deputado refere que se trata de uma suinicultura com mais de três décadas, localizada entre as povoações de Porto Carros (Murtede) e Pisão (Barcouço-Mealhada).

“Apesar de a suinicultura se encontrar a cerca de um quilómetro e meio das povoações e embora haja uma habitação mais próxima (a cerca de 500 metros), os odores nauseantes são sentidos principalmente pelos moradores de Pisão” e também “por quem circula pela Estrada Municipal 618 (EM 618), via com bastante tráfego, que liga as duas aldeias”, explica.

Segundo José Luís Ferreira, “a exploração pecuária encontra-se nas proximidades da EM618, sendo que as próprias lagoas das águas residuais estão limítrofes à via”.

O partido ecologista Os Verdes esteve recentemente reunido com moradores destas aldeias, que transmitiram “a sua insatisfação pelos maus cheiros que se fazem sentir e pela quantidade de insetos, nomeadamente moscas e mosquitos, que degradam a qualidade de vida”.

Os habitantes de Pisão contaram que, “nos períodos de grande precipitação, são frequentes descargas na linha de água, encaminhando os efluentes rejeitados para a Vala de Vale Travesso”, e que “é frequente a utilização das águas residuais para a rega de terrenos na envolvente da suinicultura”, o que faz alastrar “os odores nauseabundos e a quantidade de moscas e mosquitos”.

José Luís Ferreira refere que, segundo a população, “já foram alertadas as autoridades para estes impactes negativos provocados pela suinicultura, em particular no último ano. Contudo, ainda não obtiveram qualquer resposta das respetivas queixas apresentadas”.

Nesse âmbito, o grupo parlamentar quer saber “que medidas estão ou vão ser tomadas de forma a minimizar os impactos no ambiente e na qualidade de vida das pessoas”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE