Primeira Página

Vem aí um “rio atmosférico”!

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 17-06-2024

Imagem: Depositphotos.com

O tempo para esta semana (17 a 23 de junho) será marcado por duas partes bem distintas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Na primeira metade da semana teremos probabilidade de chuva e trovoadas, com temperaturas abaixo da média para esta altura do ano, na segunda metade o anticiclone deverá começar a ganhar força, o que poderá significar muito calor.

O tempo nesta segunda-feira, 17 de junho, será influenciado por uma depressão a Noroeste da Península Ibérica, com uma superfície frontal associada, que transporta no seu fluxo humidade de origem subtropical, e, consequentemente, muita água precipitável – um “rio atmosférico”, avança o Luso Meteo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de três para seis os distritos hoje sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação persistente e por vezes forte.

Além do Porto, Viana do Castelo e Braga, que já estavam a amarelo, o IPMA emitiu num novo comunicado com avisos de precipitação para os distritos de Viseu, Vila Real e Aveiro entre as 15:00 e as 21:00 de hoje.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva no Norte e Centro, que poderá ser por vezes forte, em especial no Minho e Douro Litoral, a partir da tarde, vento fraco a moderado, sendo forte nas terras altas, e pequena subida da temperatura mínima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 19 graus (em Viana do Castelo) e os 29 (em Beja).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE