A Bairrada vai celebrar em grande estilo o Dia Internacional da Baga no dia 3 de maio.
Este ano, e pela primeira vez, as celebrações culminam num arraial popular a realizar no Clube d’Ancas em Anadia e irá envolver produtores, artistas e a comunidade num ambiente festivo e genuinamente bairradino. O objetivo, de acordo com a organização, é enaltecer a casta-rainha da região e criar memórias únicas.
Sob o lema “A Baga nas suas 8 Quintas”, os oito produtores que integram os Baga Friends — Giz, Luís Pato, Filipa Pato, Quinta das Bágeiras, Quinta da Vacariça, Quinta de Baixo – Niepoort, Sidónio de Sousa e Vadio — abrem as portas das suas adegas entre as 10:00 e as 18:00, proporcionando uma experiência imersiva com provas exclusivas, harmonizações com gastronomia típica e conversas com os produtores.
PUBLICIDADE
A grande novidade é a realização do primeiro Arraial da Baga, a partir das 18:00 no Clube d’Ancas, uma das mais antigas e dinâmicas coletividades da região, fundada em 1904.
Com uma forte componente cultural e comunitária, o arraial contará com música ao vivo, exposição sobre a Baga, petiscos regionais e vinhos da casta Baga, num ambiente familiar e descontraído.
A artista plástica Dina Lopes assinala o momento com uma exposição inédita dedicada à casta, e os visitantes terão ainda a oportunidade de conhecer o trabalho dos burros sapadores e dos curiosos porquinhos viticultores, símbolos vivos da biodiversidade e sustentabilidade das vinhas da Bairrada.
Com entrada livre, mediante aquisição de bilhete único do Dia Internacional da Baga, os visitantes poderão circular livremente pelas adegas durante o dia e, à noite, celebrar em comunidade no Clube d’Ancas, com animação garantida até à meia-noite.
Trata-se de uma oportunidade imperdível para descobrir o território, saborear os vinhos e celebrar a identidade de uma região que vive e respira Baga.
Quanto às atividades nas quintas, as propostas são diversas e com algumas surpresas. Por exemplo, na Filipa Pato, pode saborear salsichas de leitão com os porcos biodinâmicos das vinhas centenárias, ostras e harmonização de chocolate belga com o vinho fortificado Espírito de Baga.
Já na adega de Luís Pato, a proposta passa por duas visitas à vinha (uma de manhã e outra à tarde), com os 5 tratoristas a mostrar práticas de agricultura sustentável e mesas temáticas.
Relativamente à Quinta das Bágeiras, estão disponíveis petiscos tradicionais como orelhas de porco, rojões, sopa à lavrador e pode ainda efetuar visitas à cave.
No Giz, os visitantes serão recebidos com a abertura de uma garrafa de 9 litros da Vinha das Cavaleiras.
A abertura de algumas das 300 garrafas do novo Vinho Branco Finuum que contém Baga é uma das propostas do Vadio que propõe ainda a degustação de comida pela Pizzaria Lupita de Lisboa e caldo verde da Dona Luísa e ainda visitas às vinhas, durante a manhã e à tarde.
Quanto a Sidónio de Sousa, será feito o lançamento do Reserva 2019 e algumas garrafas de três e seis litros, bem como a tradicional Feijoada de leitão.
A Quinta de Baixo Niepoort tem prevista a realizaçao de visitas às vinhas, provas de vinhos especiais e em barrica e animação, enquanto a Quinta da Vacariça disponibiliza a visita de grupos pequenos para demonstrar as práticas biodinâmicas na vinha e na adega.
Refira-se que os Baga Friends são um grupo de produtores da Bairrada que se juntou em 2012 para criar uma associação sem fins lucrativos para promover a casta rainha da região em todo o mundo, apesar de a ideia deste grupo ter nascido antes, em 2009.
Uma dezena de anos depois da criação da associação, em 2022, a Baga Friends criou o Dia Internacional da Baga, celebrado anualmente no primeiro sábado de maio, abrindo as suas adegas com programas diversificados ao longo do dia.
O trabalho dos produtores da Baga Friends estende-se além-fronteiras e contribui para o reconhecimento da qualidade dos vinhos portugueses no mundo. O Dia Internacional da Baga é mais um importante contributo para este trabalho de promoção dos vinhos nacionais.
PUBLICIDADE