O Pão é um elemento fundamental da dieta alimentar em todo o mundo desde há 12.000 anos e é um tema transversal a qualquer cultura gastronómica. De norte a sul, Portugal não é exceção e tem uma rica diversidade de Pães nacionais e regionais com uma já longa história.
Por isso, o mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de “O melhor Pão de Portugal”.
O evento será apresentado oficialmente a 25 de abril no restaurante Fetich Cool Kitchen, na Covilhã, pela mão do Chef Hélio Loureiro. Durante o jantar, e a acompanhar um menu muito vasto e rico, será feita uma prova comentada de Pães feitos pelo Museu do Pão: de Pão mármore de carvão ativado, a Pão de requeijão com mel de urze ou Pão de pistache com infusão de flor de laranjeira, não faltará diversidade para os amantes de Pão. A participação requer reserva prévia, feita com o restaurante.
PUBLICIDADE
Aos jurados do concurso, todos profissionais da área da panificação e restauração, cabe a difícil missão de eleger o melhor dos melhores nas categorias de Trigo, Broa, Centeio, Cereais e Inovação. Os jurados vão avaliar critérios tão diversos quanto o sabor, uniformidade, cor e brilho, textura, aroma, mastigação e o aspeto geral do Pão.
A 10 de maio, no Museu do Pão em Seia, na Serra da Estrela, cada Pão a concurso será avaliado numa prova cega por um painel de jurados que, numa primeira fase escolhe 5 Pães que passam à fase final, na qual os 5 selecionados serão avaliados por um outro painel de jurados para finalmente chegar ao grande vencedor, um por categoria, que será anunciado nesse mesmo dia, ao fim da tarde.
As inscrições no concurso decorrem até 2 de maio e devem ser formalizadas através neste link.
Mais informações sobre o concurso aqui.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE