Coimbra
Vêm aí dois dias em Coimbra onde o melhor é esquecer a dieta!
A XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra tem lugar nos dias 9 e 10 de março no Convento São Francisco. Depois do sucesso em 2023, a iniciativa vai contar com 47 doceiros, 3 deles vindos de Espanha.
O evento assinala 13 anos com inovadoras propostas de programação, promovendo dinâmicas entre o património material e imaterial, através do incentivo à criação e ao diálogo com diversas formas de conhecimento e da arte de saber-fazer.
PUBLICIDADE
No âmbito da programação artística, destaca-se o concerto inédito do artista Buba Espinho, que junta um grupo coral alentejano ao Coro das Mulheres da Fábrica, e a peça “Comer com os Olhos” de Giacomo Scalisi, com texto de Afonso Cruz, assim como o showcooking dinamizado pela artista Joana Barrios.
A iniciativa da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em parceria com a Associação de Doceiros de Coimbra (ADOC) e com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), vai estar de portas abertas no sábado, dia 9 de março, das 14:00 às 22:00, e no domingo, dia 10, das 10:00 às 20:00.
Uma das principais novidades é a presença internacional de Salamanca e de Santiago de Compostela, cidades geminadas com Coimbra, e de Alicante. Além dos doces e dos licores conventuais do território continental, vão estar também presentes, pela primeira vez, os sabores do arquipélago da Madeira, que viajam até Coimbra com os produtos regionais de A Mar, a Terra (Funchal).
A edição deste ano expande-se para além da Antiga Igreja e da Praça do Restaurante, incentivando a exploração dos diversos espaços do Convento São Francisco, potencializando e afirmando o cunho diferenciador desta iniciativa, refletindo o alinhamento da escolha dos espaços com a vertente tradicional e contemporânea que ambos veiculam, criando ressonâncias entre o património imaterial e o edificado.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com a apresentação do evento
Related Images:
PUBLICIDADE