Primeira Página
Vem aí Chuva de Estrelas, Lua Azul e não só!
Com agosto chegam as Perseidas. Considerados um dos mais fascinantes fenómenos do ano, caracterizam-se por uma envolvente chuva de estrelas que rasga os céus num trajeto que parece irradiar da constelação de Perseu.
Dia 11 de agosto, Fajão convida-o observar as Perseidas junto ao Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão. Uma viagem conduzida pelo astrónomo José Matos onde não faltarão estrelas cadentes, constelações e um intenso luar.
Trata-se de uma chuva de estrelas que resulta da aproximação da Terra aos fragmentos que
PUBLICIDADE
acompanham um cometa na sua deslocação, explica oEstes pequenos fragmentos atingem um brilho intenso ao incendiar-se quando penetram na atmosfera da Terra. O melhor período para a observação é
11 a partir das 22:00 até às 04:00, do dia 12, caso o céu não esteja nublado.Ao longo da terceira semana de agosto, poderá assistir também a uma Lua Azul sazonal, em 19 de Agosto, pelas 19:26. Trata-se da terceira Lua Cheia numa estação astronómica com quatro Luas Cheias.
Para finalizar o mês em beleza, Saturno erguer-se mesmo por cima da Lua quase cheia. Isto significa que estes dois corpos celestes brilharão lado a lado.
Related Images:
PUBLICIDADE