Coimbra

Velhinho gerador “salva” barbearia em Coimbra do apagão

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 horas atrás em 29-04-2025

O apagão de ontem (28 de abril) causou grandes transtornos em muitas cidades, mas a barbearia Pedro Medina, na Guarda Inglesa, em Coimbra, conseguiu manter-se em funcionamento graças a um “velhinho gerador” que, após muitos anos parado, salvou o dia de trabalho do proprietário.

Pedro Medina, em entrevista ao Notícias de Coimbra, revelou como o seu gerador de 15 anos foi o herói do dia, permitindo-lhe continuar a atender os clientes, mesmo com a falta de eletricidade que afetou a cidade. “Foi um dia normal, tirando o facto de que alguns clientes não apareceram devido ao apagão, mas muitos vieram. Nós continuámos a trabalhar durante todo o dia, porque quando fui almoçar e vi que estavam a trabalhar com geradores em outros lugares, percebi que também podia fazer o mesmo”, contou Pedro, explicando como decidiu ir a casa, pegar no gerador e colocá-lo a funcionar.

Apesar de o gerador não ser capaz de alimentar todo o espaço, Pedro conseguiu manter as suas máquinas de trabalho a funcionar, permitindo atender os clientes. “Alguns clientes ficaram surpreendidos de nos ver a trabalhar, outros não sabiam se estávamos ou não abertos, devido ao corte de comunicações”, afirmou.

PUBLICIDADE

A situação poderia ter sido ainda mais difícil se o apagão tivesse continuado hoje, uma vez que Pedro só tinha uma pequena reserva de combustível em casa. “Se a situação tivesse perdurado mais, não teria conseguido manter o funcionamento”, explicou.

Apesar de não ter sentido grande apreensão durante o dia, Pedro reconhece que o apagão foi um alerta para a falta de preparação do país para emergências deste tipo, mencionando a falta de informações e a dificuldade de comunicação que muitos enfrentaram durante a falha de energia. “A cidade não estava preparada. Vi pessoas no supermercado com carrinhos cheios e muitos não sabiam o que estava a acontecer. A falta de comunicação deixou todos apreensivos”, disse.

Com o restabelecimento da eletricidade, Pedro acredita que a cidade acordou mais calma. “Hoje de manhã, notei uma diferença no trânsito. Estava tudo mais tranquilo. Talvez este apagão tenha sido um aviso para todos nós”, concluiu Pedro, com um sorriso.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE