Coimbra

Vamos desmistificar o maior mistério de Coimbra. É sobre a Rainha Santa Isabel!

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 semanas atrás em 30-08-2024

Reza a lenda que perante o rei D. Dinis, a Rainha Santa Isabel disse uma mentira. Dizia levar rosas, quando na verdade era pão para dar aos mais pobres. Eis que mostra o manto e caem as rosas…

PUBLICIDADE

Isabel de Aragão ficou conhecida pela sua imensa força de vontade, tendo ganho fama de Santa ainda em vida. Casou com D. Dinis e em 1325, vestiu o hábito e entrou para o convento de Santa Clara, em Coimbra. 180 anos após a sua morte, foi beatificada pela igreja, em 1516, e canonizada em 1625.

“A lenda conta que o rei, irritado por a sua mulher andar sempre a distribuir esmola aos pobres, a proibiu de o voltar a fazer. Mas isso não foi impedimento para esta piedosa mulher, que ajudava os mais carenciados às escondidas do seu esposo, levando pão escondido no seu regaço para dar aos pobres”, pode ler-se na Vortex.

PUBLICIDADE

Ora, um certo dia, D. Dinis desconfiava de que a sua mulher estava a desobedecer às suas ordens. Perguntou-lhe o que levava escondido, ao que ela responde: “São rosas, senhor!”. Duvidou, já que era estranho existirem rosas em janeiro. Mas, abriu o seu manto e do seu regaço caíram rosas, as mais belas que alguma vez se tinham visto.

A história tem as suas variantes, sendo que numas, o pão é substituído por moedas de ouro. Nalgumas versões, diz-se que o milagre aconteceu em Coimbra, embora outras indiquem Estremoz ou até o castelo do Sabugal.

PUBLICIDADE

Apesar de o milagre não ser propriamente verdadeiro, baseia-se em factos verídicos: a rainha era profundamente devota e dedicada às causas sociais. Algo que partilhava com o seu marido que, ao contrário do que diz a lenda, se dedicava também à caridade.

O melhor exemplo disto aconteceu durante a vida de D. Dinis, quando este entrou em conflito com o seu filho, o futuro D. Afonso IV, que se ressentia dos privilégios dados pelo rei ao seu filho bastardo. Foi a rainha que evitou a batalha e promoveu a paz entre os dois, evitando-se assim uma sangrenta guerra civil.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE