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Vai dar “uma volta”? Conduzir com o carro na reserva é um erro que pode sair bem caro
Descubra por que razão não deve andar com o carro na reserva. Este erro pode ter consequências bastante dispendiosas.
O nosso carro é um companheiro importante no nosso quotidiano. Quem tem carro sabe reconhecer que se trata de algo indispensável nas nossas rotinas. As viagens (idas e vindas) com o veículo que tanto estimamos são mais que muitas: casa, trabalho, escola dos miúdos, compras…
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Ter um carro permite-nos ir de um ponto ao outro com conforto e numa deslocação rápida (a não ser naqueles momentos irritantes em que se fica parado no trânsito). Para que o carro mantenha a sua imensa utilidade, é necessário cuidar dele, para ele fazer o mesmo connosco. No entanto, nem sempre o fazemos…
É frequente cometer erros com o carro que podem prejudicar a saúde do automóvel. Por exemplo, quando a luz da reserva acende, o carro está a indicar-nos que devemos deslocar-nos rapidamente a um posto de abastecimento de combustível.
No entanto, esse momento nunca deveria ter acontecido. Descubra por que razão não deve andar com o carro na reserva. É que este erro pode ter consequências bastante dispendiosas…
Quando a luz acende…
Embora muitas pessoas achem “normal” serem confrontados com a luz da reserva acesa, trata-se de algo que pode ser problemático para o carro.
Apesar de haver muita gente que acha que está a poupar combustível por só abastecer o carro após acender a luz de aviso, na verdade, isso é um erro. Andar de carro com o combustível na reserva pode gerar danos graves no carro.
Seja por falta de tempo ou por não se ter tido oportunidade de abastecer, é sempre um problema quando a luz da reserva de combustível do seu carro acende. Por muito que se pretenda estar numa Estação de Serviço nesse momento, é necessário fazer a deslocação. Ora, continuar a conduzir nessas condições pode gerar consequências negativas para o carro.
Funcionamento do depósito
A capacidade do depósito varia consoante o modelo do automóvel. Há carros com diferentes capacidades.
Geralmente, a luz da reserva de combustível acende quando há apenas 10% a 15% do total de combustível, uma parte reduzida da quantidade de combustível que pode ser armazenada no depósito. Nesse momento, é necessário reabastecer o carro com urgência.
Sempre que se está na reserva do depósito de combustível, o carro ainda pode andar. Embora a distância possa variar consoante as características do veículo e do tipo de condução que se faça, em média, pode percorrer cerca 50 a 80 km.
Apesar de ser possível fazê-lo, trata-se de uma prática prejudicial ao veículo. Por isso, devemos evitar conduzir o carro com o combustível na reserva, porque poderá causar danos no veículo.
Andar com o carro na reserva: efeitos negativos
Conduzir o carro na reserva pode gerar consequências negativas que podem representar despesas avultadas. Conheça algumas delas
Entrar ar no sistema
Conduzir o carro na reserva pode promover uma indesejada entrada de ar no sistema de combustível. Quando tal acontece, o funcionamento da bomba fica mais condicionado pela falta de combustível, o que poderá causar danos no motor. Em carros movidos a gasóleo, o problema torna-se ainda mais sério.
Desgastar a bomba de combustível
A bomba de combustível permite que o combustível circule, desde o depósito até ao sistema de alimentação do motor. Essa responsabilidade na circulação do combustível torna esta peça essencial para o funcionamento adequado do carro.
A bomba de combustível é lubrificada e refrigerada pelo combustível. Por isso, quando há um nível de combustível muito reduzido, ela é obrigada a fazer mais esforço. Ora, conduzir com o carro na reserva pode assim resultar num sobreaquecimento e desgaste desta peça fundamental.
Tal contribui para reduzir a vida útil da peça, significativamente. É importante ter em consideração que fazer a substituição da bomba de combustível implica
um custo elevado.
Levantar partículas acumuladas
Conduzir o carro na reserva é também problemático devido à composição do combustível. Com o tempo, torna-se comum o reservatório apresentar elementos que podem gerar problemas no carro, nomeadamente contaminantes e resíduos que se acumulam no fundo do depósito.
Se nunca se chegar à reserva, os sedimentos permanecem assentes no fundo do depósito. Por isso, não chegam à bomba de combustível, nem ao circuito de alimentação.
O filtro de combustível até pode conseguir reter a maioria das partículas acumuladas, mas quando se está com menos combustível, algumas das partículas acabam por ser sugadas pela bomba.
Assim, conduzir o carro na reserva promoverá uma oportunidade para essas partículas entrarem no sistema. Elas irão obstruir o fluxo de combustível, o que será bastante prejudicial para o desempenho geral do automóvel.
Como se pode concluir, é bastante arriscado conduzir o carro na reserva. Além de ser possível ficar sem combustível a meio do trajeto, uma negligência evitável, poderá representar despesas avultadas com a manutenção do veículo.
É nosso dever impedir que o combustível chegue à reserva. Devemos cuidar do nosso carro para ele continuar a cuidar de nós.
Por isso, é sensato adotar hábitos de abastecimento regular, com combustíveis aditivados e manutenção regular. Desta forma, irá conseguir prolongar a vida do seu veículo e evitar danos desnecessários.
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