Economia

Urso Verde: Tecnologia ao serviço da cidadania e do ambiente em Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 11-02-2025

O projeto Urso Verde, que consiste numa aplicação móvel destinada a monitorizar comportamentos e estilos de vida dos munícipes aderentes e gerar pontos de recompensa por boas práticas de cidadania e por hábitos de vida saudáveis, vai ser financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com 120 mil euros, durante um ano.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

A Câmara Municipal de Coimbra associou-se à iniciativa dando continuidade ao acolhimento da experimentação do projeto piloto, em ambiente real, no âmbito do #CoimbraCityLab.

Desenvolvido por discentes de mestrado e docentes do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, o projeto Urso Verde foi contemplado com um financiamento do PRR – Projetos de IC&DT – Inteligência Artificial, Ciência dos Dados e Cibersegurança de relevância na Administração Pública, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A candidatura foi efetuada pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – INESC Coimbra, em parceria com o Município de Coimbra, tendo sido aprovado um financiamento comunitário de 120 mil euros, durante um período de 12 meses.

O Município de Coimbra associou-se a esta candidatura, enquanto instituição colaborativa, dando continuidade ao acolhimento da experimentação do projeto piloto, em ambiente real, no âmbito do #CoimbraCityLab. A primeira experimentação do projeto ocorreu em junho de 2024 e envolveu uma turma de 22 alunos, do 10.º ano da Escola Jaime Cortesão.

O projeto Urso Verde traduz-se numa plataforma que tem como objetivo recompensar os munícipes por boas práticas de cidadania e hábitos de vida saudáveis. Consiste numa aplicação móvel que permite monitorizar os comportamentos e os estilos de vida de cada munícipe que aderir, recompensando as boas práticas, os hábitos saudáveis e as atividades que contribuam para o desenvolvimento sustentável da cidade.

A aprovação desta candidatura permitirá ao projeto novos desenvolvimentos, nomeadamente a “gamificação” (uso de técnicas características de videojogos em situações do mundo real) de atividades que promovam comportamentos de cidadania e o desenvolvimento de um chatbot (programa concebido para simular uma conversa com utilizadores humanos).

O projeto Urso Verde será experimentado na cidade de Coimbra, com o propósito de demonstrar o potencial transformador da Internet of Things (IoT), das aplicações móveis e do conceito de Human-in-the-Loop (HiL), na criação de Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Ao integrar a tecnologia na vida diária da comunidade, o sistema permite que os cidadãos façam escolhas informadas e participem ativamente na preservação do meio ambiente.

O #CoimbraCityLab é uma iniciativa do Município de Coimbra, para apoio ao desenvolvimento e experimentação de ideias e projetos inovadores e sustentáveis de base tecnológica, em ambiente real, através da disponibilização do espaço físico urbano e do conhecimento técnico e experiência dos serviços municipais. O regulamento está disponível aqui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE