Saúde

Urgências de obstetrícia com novas regras

Notícias de Coimbra com Lusa | 33 minutos atrás em 13-12-2024

As grávidas terão de ligar para o SNS24 antes de irem à urgência de obstetrícia. Quem não fizer esta pré-triagem, será aconselhada a fazê-la no hospital usando um telefone instalado no local para o efeito.

PUBLICIDADE

publicidade

A portaria que “estabelece a necessidade de um contacto telefónico prévio com a linha SNS 24 antes do acesso às Urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Serviço Nacional de Saúde” foi publicada esta sexta-feira em Diário da República. O diploma especifica que à porta das urgências vai haver um cartaz onde se detalham as situações que requerem avaliação na urgência. Fonte da tutela disse à Lusa que, nalgumas Unidades Locais de Saúde, o projeto arranca já na segunda-feira.

PUBLICIDADE

O novo modelo das urgências de obstetrícia e ginecologia exige uma referenciação prévia feita pela linha SNS 24 Grávida (808 24 24 24), pelo INEM (112), pelos cuidados primários, por outra instituição de saúde pública, privada ou social, com informação clínica assinada por um médico ou enfermeiro especialista.

Quem não for referenciado será aconselhado a ligar para o SNS 24/ Grávida, que fará reencaminhamento para consulta de Cuidados Primários ou no hospital no prazo máximo de um dia útil, avança o Jornal de Notícias.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE