Universidade de Verão mostra ambiente académico a alunos do ensino secundário
Entre 16 e 21 de julho, mais de três centenas de estudantes do ensino secundário de todo o país, incluindo a Região Autónoma da Madeira, mas também do Brasil, Bélgica e Emirados Árabes Unidos, vão sentir o pulsar de um ambiente académico único no país.
Para esta aventura na cidade dos estudantes, a UC disponibiliza 21 áreas do saber. Os participantes da Universidade de Verão vão poder, por exemplo, programar semáforos inteligentes, que adaptam os períodos de verde em cada via de acordo com o fluxo do tráfego; aprender a programar robôs; conhecer a Ciência da Decisão e perceber porque é que tomar decisões é difícil e de que forma é que podemos usar modelos para nos ajudarem a tomar melhores decisões.
Vão, também, ter a oportunidade de construir pontes da TroiKa, onde diferentes tipos de materiais e soluções serão utilizados para construir pontes económicas, que aproveitam os materiais locais mais adequados para conseguir o melhor resultado com a menor utilização possível de recursos, financeiros e não só.
E será que podemos dormir por cima de uma discoteca? No Departamento de Engenharia Civil vai demonstrar-se como é que se pode avaliar a possibilidade de algum vizinho poder dormir por cima de uma discoteca… entre muitos outros problemas que estão associados à vida em edifícios.
Mais há muito mais para aprender na 9ª edição da Universidade de Verão e muitas atividades lúdicas, culturais e desportivas. As várias iniciativas são orientadas por professores e investigadores das diferentes áreas, com o apoio de 37 monitores.
A sessão de boas-vindas da UV 2017 tem início às 19:30 do dia 16 de julho, no Auditório da Reitoria, com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva.
A Universidade de Verão conta com o apoio da Associação Académica de Coimbra (AAC) e de 16 Câmaras Municipais.
Related Images:
PUBLICIDADE