Coimbra

Universidade Popular de Coimbra convidam a recordar memórias do convento de Santa Clara-a-Velha

Notícias de Coimbra | 18 minutos atrás em 22-01-2025

No próximo dia 25 de janeiro, a partir das 16:00, o Auditório do Convento de Santa Clara-a-Velha acolhe a conferência “Memórias do Convento de Santa Clara-a-Velha”, promovida pela Universidade Popular de Coimbra. O evento contará com a participação de Jorge de Alarcão, que guiará o público numa viagem ao século XIV, explorando as vivências daquele espaço emblemático.

PUBLICIDADE

publicidade

O convento, fundado pela Rainha D. Isabel no local de um anterior mosteiro, terá assim a sua história e importância analisadas através da visão do consagrado arqueólogo e historiador, que abordará diversos episódios marcantes.

PUBLICIDADE

Será o caso, por exemplo, da contestação à fundação do mosteiro inicial, do abandono pelas freiras em consequência dos ataques resultantes dessa oposição, da tomada de posse do espaço pela Rainha D. Isabel e início da edificação do Convento, da instalação próxima de um paço e um hospício, da presença de figuras como Inês de Castro e o teatro de Gil Vicente ou do impacto das cheias do Mondego que levaram à transferência das religiosas para o novo edifício no alto de Santa Clara.

Este evento, que se realiza no ano em que se comemoram os 400 anos da canonização da Rainha D. Isabel mas em que prevalecerá o olhar científico de Jorge de Alarcão (professor catedrático aposentado da Universidade de Coimbra e figura de referência da arqueologia em Portugal), é de entrada livre.

Trata-se de mais uma atividade da Universidade Popular de Coimbra, uma secção do Ateneu de Coimbra empenhada em promover o conhecimento e a formação nos domínios cultural, científico e técnico. Este é um projeto que pretende contribuir para a divulgação do saber, consciente do papel central que a cultura e a reflexão crítica assumem nas sociedades contemporâneas.

As atividades da Universidade Popular de Coimbra passarão pela dinamização de oportunidades de formação ao longo da vida, como cursos, seminários e outras, mas também pela edição de materiais de apoio diversos nos suportes físico e digital.

Para a criação da Universidade Popular de Coimbra, o Ateneu de Coimbra tem como alicerces a sua própria história e as provas dadas em matéria de cultura, tanto de resistência como de celebração, sempre em íntima ligação com a sociedade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE