Coimbra
Universidade, museu e mutualista vencem concurso sobre envelhecimento no Centro
A Universidade de Coimbra (UC) e o Museu Machado de Castro, em associação com outras entidades, e a Associação de Socorros Mútuos Covilhanense venceram hoje o concurso de boas práticas de envelhecimento ativo da região Centro.
PUBLICIDADE
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) anunciou que a UC e o Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, alcançaram com “Praça Vida+” o primeiro lugar da iniciativa na categoria “Conhecimento+”.
Apresentado em Coimbra, em julho, o projeto “Praça Vida+” foi um evento organizado no âmbito do projeto europeu Healthy Lifestyle Innovation Quarters for Cities and Citizens (HeaLIQs4Cities).
“Teve como objetivo primordial a promoção de estilos de vida saudável, focando-se primariamente no cidadão”, informou a CCDRC em comunicado.
“Saúde mais perto de si!”, da Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense, e “EU no musEU – programa para pessoas com demência e seus cuidadores”, do Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, em coautoria com a Associação Alzheimer Portugal, são os outros projetos ganhadores, nas áreas “Saúde+” e “Vida+”, respetivamente.
O projeto da Mutualista Covilhanense, na categoria “Saúde+”, propôs como boa prática uma unidade móvel “que presta serviços de enfermagem, cuidados médicos e apoio psicológico e social, dirigidos à população mais idosa das freguesias rurais” do concelho da Covilhã, no distrito de Castelo Branco.
O Museu de Machado de Castro e a Alzheimer Portugal conceberam um programa que se baseia “num espaço de fruição e socialização para pessoas com demência e seus cuidadores”.
“Possui várias abordagens complementadas com teatro, música, dinâmicas de grupo, contos, ioga, ‘biodanza’ e sessões temáticas asseguradas por especialistas externos”, ainda segundo a CCDRC.
Este concurso “revela a grande dinâmica da região na resposta a um dos principais desafios da sociedade e cujas respostas têm de ser multissetoriais, envolvendo o esforço de todos e obrigando a uma maior exigência na definição de estratégias e nos investimentos a efetuar”, realça a presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, citada na nota.
Promovida pela CCDRC em colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra, a iniciativa tem como objetivo “aumentar a divulgação e o reconhecimento de projetos e iniciativas que promovem o envelhecimento ativo e saudável” na região.
Os três projetos vencedores foram apresentados hoje, em Coimbra, no final do sexto congresso do Ageing@Coimbra, que decorreu no Convento de São Francisco, em Santa Clara.
Related Images:
PUBLICIDADE