Coimbra
Universidade de Coimbra recebe Escola de Verão de Biologia Computacional
A Universidade de Coimbra (UC) acolhe, de 2 a 12 de setembro, a quinta edição da Escola de Verão de Biologia Computacional – 2019 Summer School in Computational Biology.
O evento, organizado pela Rede de Biologia Computacional do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, vai juntar participantes provenientes de diferentes países (EUA, Alemanha, França, Brasil, Sérvia, Itália, Polónia), escolhidos entre mais de 100 candidatos e palestrantes internacionais e nacionais que são uma referência na área.
De acordo com Armindo Salvador, da organização, o curso “visa introduzir à Biologia Computacional estudantes e investigadores de outras áreas da Biologia e de áreas de Ciências Exatas”. Trata-se de “uma área com uma importância crescente, tanto em investigação fundamental como em Biotecnologia e Biomedicina, mas de difícil acesso por requerer tanto uma boa formação matemática e computacional como um bom conhecimento dos sistemas biológicos”, esclarece ainda. Rui Travasso, igualmente da organização, acrescenta que “a Escola de Verão também demonstra a qualidade do trabalho e do ensino em Biologia Computacional que a Universidade de Coimbra pode oferecer”.
A organização destaca ainda que duas das características distintivas que explicam o sucesso internacional da Escola de Verão são “a capacidade de trazer estudantes e investigadores de várias formações e sem experiência prévia na área ao ponto de serem capazes de executar projetos de investigação em áreas específicas da Biologia Computacional e conferir uma visão abrangente da Biologia Computacional”.
Cláudia Cavadas, Vice-Reitora da UC para a investigação e 3º ciclo, refere que “este curso internacional promove a investigação interdisciplinar de qualidade realizada na UC, potencia as parcerias internacionais, e pode vir a resultar em que mais investigadores e estudantes venham para a Universidade de Coimbra ou que se iniciem novos projetos de colaboração”.
A Escola de Verão de Biologia Computacional é uma iniciativa interdisciplinar que junta investigadores provenientes de diversas áreas científicas e de diferentes Centros de Investigação da UC, nomeadamente, Centro de Física, Centro de Química, Centro de Engenharia Informática e de Sistemas, Centro de Matemática e Centro de Neurociências e Biologia Celular, tendo o apoio do Instituto de Investigação Interdisciplinar e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. Inclui também um momento de socialização na Casa das Artes Bissaya Barreto.
A Escola de Verão tem lugar no Departamento de Física da UC e está dividida em três partes: na primeira parte do curso os participantes que vêm de ciências exatas têm aulas de biologia e os participantes provenientes de ciências da saúde têm aulas de programação. Na segunda parte do curso os participantes assistem a aulas dos vários tópicos de biologia computacional. Finalmente, na terceira parte, os participantes são integrados num dos vários grupos da universidade onde irão desenvolver um curto projeto de investigação.
Related Images:
PUBLICIDADE