Universidade

Universidade de Coimbra na luta contra o abandono do ensino superior

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 19-04-2023

O reitor da Universidade de Coimbra garantiu hoje que o projeto de combate ao insucesso e abandono do ensino superior que está em curso, com financiamento de 500 mil de euros, terá continuidade, nem que seja com financiamento próprio.

“Quando se diz que o projeto tem dez meses de duração, ele tem dez meses de financiamento específico. O projeto já começou há muito tempo e há de continuar depois de acabar este financiamento, nem que seja por conta de financiamento interno, porque este projeto é absolutamente fundamental para diminuirmos o abandono escolar”, afirmou Amílcar Falcão.

PUBLICIDADE

A Universidade de Coimbra (UC) apresentou hoje um projeto de combate ao insucesso e abandono escolar, que denominou ON-BOARD, com uma duração de dez meses e que conta com um financiamento, que ultrapassa o meio milhão de euros, do Programa Operacional Capital Humano (POCH).

Este projeto propõe uma abordagem integrada e multidimensional aos fenómenos do insucesso escolar e do abandono do Ensino Superior, centrada em processos de tutoria (pessoal e digital) para estudantes e docentes e na transformação das condições organizacionais e de desempenho académico universitário.

Durante a apresentação do projeto, o reitor da Universidade de Coimbra realçou a importância de toda a comunidade académica estar envolvida no ON-BOARD.

“Este é um processo que deve ser coletivo, não é impositivo e não vai de cima para baixo. Devemos todos estar envolvidos e querer estar envolvidos, porque este é o caminho certo para conseguirmos coisas diferentes para a academia”, justificou.

Ao longo da sua intervenção, Amílcar Falcão vincou que a UC tem obrigação de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que o abandono escolar diminua o mais possível.

PUBLICIDADE

publicidade

“Para mim, cada estudante que abandona a universidade é uma dor, porque é um ser humano que poderia e deveria fazer formação superior. Nós nunca estamos isentos de culpas quanto ao abandono escolar: não podemos pensar dessa forma”, sustentou.

Já a vice-reitora da UC para o Ensino e a Atratividade, Cristina Albuquerque, explicou que o projeto, que decorre de janeiro a novembro deste ano, vem complementar outras ações estruturais que esta instituição de ensino superior já tem.

O projeto ON-BOARD constitui-se como uma abordagem integrada de combate aos fenómenos do insucesso académico e do abandono escolar, prevendo oito atividades: Solução de Data Analytics, Programa de Tutoria Interpares, Aprendizagem Adaptativa, Workshops Apoio, Captação em Tutoria para Docentes, Happy Campus UC, Sky Campus e Workshops de Inovação Pedagógica.

A Solução de Data Analytics visa conceber e implementar um sistema digital de recolha inteligente e análise de dados, que permita, através da correlação de diversas dimensões associadas às características dos estudantes, ao processo de ensino/aprendizagem e aos percursos formativos, “identificar padrões e modelos preditivos de abandono e (in)sucesso escolar, como suporte à tomada de decisão no desenho de estratégias de prevenção e de intervenção eficazes nos fenómenos em análise”.

Com a Aprendizagem Adaptativa pretende-se “estudar e desenvolver um novo sistema de base tecnológica para melhorar as experiências de aprendizagem dos alunos da Universidade de Coimbra”, bem como o “aprimoramento da avaliação formativa personalizada dos alunos através da determinação de diferentes perfis”.

Já o Programa Happy Campus UC tem o objetivo de ajudar os estudantes, docentes e colaboradores da Universidade de Coimbra “a lidar com o stress, dotando-os de técnicas de respiração e relaxamento, com resultados cientificamente validados”.

A Tutoria Interpares vai procurar promover dinâmicas de colaboração interpares, com estudantes de anos mais avançados a acompanharem de estudantes a frequentar o 1º ano.

A preparação para Tutoria de Docentes visa a promoção de momentos de troca de experiências entre docentes da UC e de outras instituições de ensino superior, nacionais ou internacionais, “com vista à partilha de boas práticas pedagógicas, modos de estruturação de tutorias e respetiva efetividade”.

Por fim, os Workshops de Inovação Pedagógica têm por objetivo a introdução de metodologias e processos de inovação pedagógica na oferta formativa da Universidade de Coimbra, “estimulando a capacitação e a inspiração nomeadamente pelo conhecimento de boas práticas, nacionais e internacionais”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE