Universidade
Universidade de Coimbra junta-se “À Mesa com Saúde” para jantares comentados com cientistas e chef’s
A segunda edição da iniciativa “À Mesa com Saúde” – Jantares comentados com cientistas e ‘chefs’ – promovida pela Universidade de Coimbra (UC), será dedicada às ciências da visão, num projeto que alia a literacia em saúde à ciência e alimentação.
Agendada para 05 de maio, a sessão é promovida “à luz da ciência, estabelecendo uma relação com a alimentação” e “materializada através de um elaborado menu”, da autoria de Emanuel Faria, ‘chef’ de cozinha e formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.
PUBLICIDADE
Segundo a UC, o enquadramento científico estará a cargo dos investigadores Francisco Ambrósio, Raquel Boia e Raquel Santiago, do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), do oftalmologista João Gil (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) e de Patrícia Barreto, da Associação para Investigação Biomédica em Luz e Imagem (AIBILI).
O encontro gastronómico consta de um menu com base na dieta mediterrânica, “baseada no consumo de alimentos frescos e naturais”, e que inclui creme de cenoura e laranja, filete de dourada com arroz cremoso de algas, bivalves e curcuma com tomate assado, naco de novilho com molho mirandesa, chutney de abacaxi, legumes e batata grelhada e tarte de requeijão, cacau e café.
Francisco Ambrósio, coordenador do Laboratório de Disfunção Retiniana e Neuroinflamação do iCBR, observou que, independentemente de toda a investigação em curso dedicada a novas terapias associadas a patologias da visão, “a prevenção é o melhor remédio”.
Pensado “para toda a população”, o ciclo de jantares comentados “aborda o impacto da alimentação na saúde e na melhoria da qualidade de vida da população”, e, de acordo com Henrique Girão, diretor do iCBR, é “fundamental” perceber que a boa alimentação “ajuda na prevenção e tratamento de doenças”.
Related Images:
PUBLICIDADE