Educação
Universidade de Coimbra é a instituição mais sustentável em Portugal
Os portugueses sempre prestaram um carinho particular à Universidade de Coimbra. Esta instituição não só é uma das universidades mais antigas do mundo, como é uma das melhores.
Existem diversas curiosidades relacionadas com a Universidade de Coimbra, que ajudam a torná-la numa bandeira do ensino académico, além de uma atração da região. Agora, há mais uma curiosidade a tornar a Universidade de Coimbra numa atração única no país. Recentemente, ela foi reconhecida como a instituição mais sustentável em Portugal.
PUBLICIDADE
A Universidade de Coimbra (UC) foi considerada a melhor instituição de ensino superior portuguesa no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A universidade mais antiga do país ocupa mesmo o 57.º lugar entre 2.000 instituições de todo o mundo.
Conforme o Times Higher Education Impact Rankings 2024, divulgado recentemente, a Universidade de Coimbra é também a instituição de ensino superior mais sustentável do sul da Europa (portanto, o sucesso verificado em Portugal, estende-se também por Espanha, Itália e Grécia).
A Universidade de Coimbra foi considerada a instituição de ensino superior mais sustentável do nosso país pelo quinto ano consecutivo. Portanto, o seu sucesso tem sido repetido ao longo de meia década. O sucesso deve ser enaltecido, porque esta foi a edição mais participada desde que o ranking é publicado.
O Times Higher Education Impact é um ranking com 1963 instituições do ensino superior que mais se destacaram no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
O Times Higher Education Impact Rankings (THEIR) visa fazer uma medição do sucesso global das instituições de ensino superior no que diz respeito ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O THEIR apresenta um ranking por ODS, além do ranking global. Portanto, no total, são 18 rankings e a UC destaca-se em alguns deles.
Para a organização dos lugares nestes rankings, é analisado o modo como a investigação, o ensino e a gestão das instituições contribuem para o alcance dos ODS definidos pelas Nações Unidas. Ele constitui-se como o único instrumento de avaliação destes compromissos do mundo.
Este ranking da revista Times Higher Education Impact permite apresentar uma hierarquia das escolas, conforme o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas.
Foi em 2015 que foi criada a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, tendo a mesma sido adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas. Foi neste contexto que foram fixados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As ODS têm como base os progressos e lições aprendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, que foram estabelecidos entre 2000 e 2015. Além disso, as ODS são fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo.
As ODS foram criadas para que os países e a instituições pudessem orientar-se por um guia que apresenta um comportamento mais sustentável. Os 17 ODS apresentam-se como atividades muito distintas. Vão da erradicação da pobreza (ODS 1) às parcerias para a implementação dos ODS (ODS 17).
Segundo o Times Higher Education Impact Rankings 2024, os itens de Desenvolvimento Sustentável nos quais a Universidade de Coimbra obteve uma melhor classificação foram:
- ODS 2: Erradicar a Fome
- ODS 3: Saúde de Qualidade
- ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestruturas
- ODS 17: Parcerias para a Implementação dos Objetivos
“É com muito agrado que vemos mais um prestigiado ranking internacional reconhecer a Universidade de Coimbra como a instituição de ensino superior mais sustentável de Portugal e parte da elite mundial no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, defendeu Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra
O reitor declarou ainda que “esta distinção é um estímulo para continuarmos a trabalhar em prol do ambiente e da preservação do planeta”.
Esta agenda tem uma ambição alargada que se distribui por diversas dimensões do desenvolvimento sustentável (sócio, económico, ambiental) e visa contribuir para um mundo melhor, promovendo a paz, a justiça e as instituições eficazes.
A Agenda 2030 foi criada e os 17 ODS representam a visão comum que as nações unidas têm para a Humanidade, revelando-se um contrato estabelecido entre os líderes mundiais e os povos. Este acordo recorda que há “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”.
Related Images:
PUBLICIDADE