Coimbra

Universidade de Coimbra conquista terceiro lugar em concurso da ONU

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 05-06-2020

O projeto R€cycler da Universidade de Coimbra (UC) acaba de conquistar o terceiro lugar na final do concurso 2030 Campus Challenge, que decorreu hoje em formato online.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto, que se integra na categoria Campus in The City, tem como objetivo principal promover e incentivar a comunidade académica para a reciclagem de dois resíduos principais: o plástico e os equipamentos elétricos e eletrónicos (EEE).

Será através da colocação de pontos de recolha, espalhados pelo campus, que este projeto da UC pretende sensibilizar a comunidade académica para a reciclagem dos resíduos. Após a recolha do resíduo, o projeto propõe uma pequena retribuição económica, traduzida em créditos que poderão ser utilizados no campus, tanto em cantinas como em cafés.

Para Helena Gervásio, Professora da Universidade de Coimbra e uma das responsáveis pelo projeto R€cycler, “é uma grande honra conseguir estar no Top 3 deste Concurso, que contou com 1351 participantes. Este projeto vai ao encontro do compromisso da UC e em promover os ODS e implementar comportamentos mais sustentáveis em todas as suas atividades”, sendo o grande objetivo da instituição ser a “primeira Universidade Portuguesa a alcançar a neutralidade carbónica”.

O projeto “We Learn Lab”, coordenado pela Senghor University, do Egipto, e o projeto “Plasma”, da Universidade de Campinas Brasil, conquistaram o primeiro e segundo lugar, respetivamente, ambos na categoria New Educational Issue.

As três equipas vencedoras ganharam uma semana de “Expedição de Aprendizagem” oferecida pela AUF, válida para dois membros da equipa.

PUBLICIDADE

publicidade

O 2030 Campus Challenge, é uma iniciativa organizada pela Agência Universitária da Francofonia (AUF) com o apoio do Centro de Informação Regional das Nações Unidas (UNRIC) e da start-up francesa Agorize.

Relembramos que a Universidade de Coimbra pretende ser a primeira universidade portuguesa a alcançar a neutralidade carbónica, tendo para isso traçado metas muitas concretas: diminuição da pegada ecológica em 20-50%, aumento da capacidade para produção de energia fotovoltaica em 75-100% e redução em cerca de 30-50% do consumo de papel.

Reforçar ainda que no ranking geral do The University Impact Rankings, do Times Higher Education, que analisa o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Universidade de Coimbra é a melhor instituição portuguesa, sendo a única universidade nacional no top 100, ocupando o 62º lugar em 766 das instituições mundiais analisadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE