Universidade
Universidade de Coimbra acolhe o maior evento científico europeu na área dos Estudos Clássicos
A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) vai acolher, de 11 a 14 de julho, a 14.ª edição das “Celtic Conferences in Classics”, organizada pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da FLUC, o maior congresso da especialidade realizado na Europa.
O evento científico vai contar com 32 painéis de conferências e mais de 500 comunicações. Fortemente representados estão países como Itália, Estados Unidos da América, Reino Unido, Espanha, Alemanha, França e Grécia, mas o congresso vai contar com a participação de oradores de 37 países dos 5 continentes. “Este evento científico, o maior que a FLUC acolhe em 2023, é uma demonstração clara da dimensão internacional da atividade científica do CECH e da FLUC”, destaca a comissão organizadora das “Celtic Conferences in Classics”, composta pelos docentes da FLUC Carmen Soares, Delfim Leão e Margarida Miranda, além de Douglas Cairns, da Universidade de Edimburgo.
PUBLICIDADE
Nascidas em 1998, no País de Gales, as “Celtic Conferences in Classics” têm sido realizadas alternadamente em universidades da Grã-Bretanha, França e Irlanda, até que, em 2017, o Quebeque, no Canadá, acolheu o evento. Em 2019 foi a vez da Universidade de Coimbra, edição que contou com a presença de mais de 350 participantes tendo “o êxito do evento ditado o seu regresso em 2023, com um número de inscrições sem precedentes”, explica a organização.
“O objetivo de um encontro desta natureza, com dezenas de painéis a decorrer em paralelo, consiste em combinar as vantagens do pequeno congresso de especialistas, de temática específica, com as virtudes do grande encontro internacional de classicistas e de historiadores da Antiguidade Clássica, das mais variadas especializações (história greco-romana, filosofia, literatura, arqueologia, estudos de receção, estudos neolatinos…). Por isso, o tempo para debate é sempre respeitado. Académicos de projeção internacional e estudantes são convidados, em conjunto, a discutir questões fundamentais do pensamento e da cultura greco-romanas, tanto nas línguas oficiais das “Celtic Conferences in Classics”, inglês e francês, como noutros idiomas”, contextualizam os docentes da FLUC.
Para acolher o grande número de participantes na Universidade de Coimbra, “a Secção de Estudos Clássicos mobilizou os seus investigadores e uma equipa de voluntários estudantes, que já começou há muito a trabalhar para, ao longo de 4 dias, transformar Coimbra na Capital Europeia dos Estudos Clássicos”, remata a comissão organizadora.
Mais informações sobre o evento científico, nomeadamente o programa, estão disponíveis aqui.
Related Images:
PUBLICIDADE