Região

Universidade da Beira Interior lidera projeto transfronteiriço para a transferência de conhecimento

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 11-10-2022

A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, distrito de Castelo Branco, é líder de um projeto transfronteiriço que integra universidades portuguesas e espanholas e que visa a transferência para empresas do conhecimento gerado nas universidades.

Com a denominação “INESPO Plus – Boas Práticas de Transferência de Conhecimento Universidade-Empresa da Região Centro de Portugal e Castilla y León (Espanha)”, o projeto já está no terreno e tem como ponto de partida a capitalização dos resultados da última edição do “INESPO III”, que decorreu entre 2017 e 2019.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a UBI, o projeto apostará na capitalização do concurso de protótipos e curso de empreendedorismo de base tecnológica, realizados na edição anterior, integrando ainda a realização de ‘workshops’ transfronteiriços sobre temas prioritários na agenda do programa Interreg e a organização de uma mostra tecnológica transfronteiriça, com o intuito de promover a transferência para o mercado das tecnologias apoiadas.

PUBLICIDADE

A equipa de gestão do projeto conta com Maria José Madeira (Departamento de Gestão e Economia), coordenadora geral, e Edgar Nave (Gabinete de Empreendedorismo, Saídas Profissionais e Alumni).

Além da UBI, que é coordenadora e líder, o projeto integra a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Aveiro (UA) e, do lado espanhol, a Fundación General de la Universidad de Salamanca (FGUSAL), a Fundación General de la Universidad de Valladolid (FGUVA), a Fundación General de la Universidad de León (FGULEM) e a Universidad Pontifícia de Salamanca (UPSA).

Com data prevista de conclusão para junho de 2023, este projeto apresenta uma dotação global de 296 mil euros, 61 mil dos quais respeitantes à UBI e é cofinanciado pelo Programa V A Interreg España-Portugal (POCTEP).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE