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Universidade Coimbra cria Centro Inovação Pedagógica em parceria com 10 instituições
A Universidade de Coimbra vai criar um Centro de Inovação Pedagógica, em parceria com dez instituições de ensino superior da Região Centro e Lisboa, para implementar práticas pedagógicas inovadoras e digitais, num investimento de três milhões de euros.
De acordo com o reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, trata-se de um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que pretende capacitar as entidades de ensino superior no campo da inovação pedagógica.
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“Nós somos coordenadores do projeto, que une 11 instituições de ensino superior. Ao longo de cerca de dois anos, vamos procurar, em trabalho colaborativo, desenvolver metodologias e boas práticas de inovação pedagógica, que permitam que encaremos o futuro do ensino superior com mais ferramentas”, destacou.
O despacho da criação do Centro de Excelência de Inovação Pedagógica (CEIP)-INOV3P (Pedagogia, Projeto e Promoção) foi hoje publicado em Diário da República (DR).
Agrega um consórcio que representa mais de 80 mil estudantes e cinco mil docentes, que é constituído pela UC, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, institutos politécnicos de Viseu, Guarda, Tomar, Santarém, Castelo Branco e Coimbra, Universidade Aberta, Instituto Universitário Militar e Instituto Universitário de Lisboa.
Segundo o despacho, o CEIP-INOV3P pretende, através de uma abordagem sistémica que privilegie a promoção de um ensino de qualidade, “promover a inovação pedagógica, estimulando e consolidando práticas pedagógicas no ensino superior cada vez mais adequadas aos perfis dos estudantes, às transformações societais e laborais e aos consequentes desafios de ensino-aprendizagem na contemporaneidade”.
Visa promover a aprendizagem conjunta e a troca de experiências entre os vários membros do consórcio, bem como assegurar dinâmicas de capacitação do corpo docente e colaboradores em domínios transversais e específicos de inovação pedagógica.
Pretende ainda estimular a reflexão partilhada no seio da comunidade académica de cada instituição de ensino superior sobre as possibilidades e desafios de inovar pedagogicamente; sistematizar dados e produzir referenciais partilhados sobre pedagogia no ensino superior, para além de produzir orientações e quadros de referência relacionadas com a valorização de docentes na dimensão pedagógica e com a política pública no ensino superior.
O CEIP-INOV3P estrutura a sua atividade em três núcleos – Conhecimento e Disseminação, Capacitação e Valorização e Promoção – e no Laboratório de Inovação Pedagógica.
O Núcleo de Conhecimento e Disseminação “tem como objetivo não só sistematizar práticas de inovação pedagógica (IP) nacionais e internacionais, mas também avaliar, em parceria com estudantes e parceiros nacionais e internacionais, os impactos de iniciativas e processos de IP implementados no âmago do próprio consórcio”.
Visa ainda “disseminar resultados e recursos e assegurar a definição baseada em evidências de um modelo de inovação pedagógica passível de ser escalável e constituindo-se como catalisador de mudanças desejáveis e objetivas”.
No despacho lê-se também que o Núcleo de Capacitação visa promover a capacitação de docentes e valorizar a transformação dos métodos de ensino-aprendizagem, acompanhamento e avaliação, bem como o ensino em ambientes digitais, a integração de ferramentas tecnológicas e de inteligência artificial nas práticas pedagógicas.
O Núcleo de Valorização e Promoção associado à valorização dos docentes e ao reconhecimento de percursos em prol da transformação pedagógica no ensino superior pretende “criar condições para a efetivação da inovação pedagógica como objetivo estratégico, nomeadamente pelo estímulo e valorização da atividade docente”.
Já o Laboratório de Inovação Pedagógica constitui-se como “uma estrutura transversal e operacional do CEIP-INOV3P, em articulação estreita e retroativa com os Núcleos”.
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