Coimbra
Unidades de saúde da região Centro preparam-se no âmbito do Plano de Contingência para o V
Decorreu hoje, na Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), uma reunião no âmbito do Plano de Contingência Saúde Sazonal – Verão 2018 com os responsáveis da área hospitalar e dos cuidados de saúde primários e delegados de saúde.
Este Plano de Contingência, da responsabilidade da Direção Geral da Saúde e em vigor desde 01 de maio até 30 de setembro, apresenta orientações estratégicas e referenciais que permitem comunicar o risco e a gestão desse risco à população e aos parceiros do setor da saúde, bem como capacitar os cidadãos para a sua proteção individual e a adequação dos serviços de saúde para uma resposta pronta e eficaz ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada.
É operacionalizado, a nível regional, através de um conjunto de medidas de atuação coordenadas pelo Departamento de Saúde Pública da ARSC e asseguradas pelos hospitais e pelos agrupamentos de centros de saúde da região Centro.
PUBLICIDADE
No decurso da reunião mereceu igualmente atenção a área do planeamento e preparação regional da resposta dos serviços de saúde em contexto de catástrofe.
Segundo a ARSC, as experiências adquiridas quer na resposta à pandemia de gripe A, quer aos trágicos acontecimentos ocorridos em junho e outubro de 2017, que afetaram, de forma particularmente gravosa, a região Centro, reforçaram a importância da organização de estruturas locais de preparação e resposta a catástrofes, capazes de garantir uma resposta emergente de proximidade.
Neste sentido, estão em curso a constituição das equipas regional, locais e institucionais que elaboram e operacionalizam os respetivos planos.
Na reunião realizada hoje, participaram a presidente da ARSC, Rosa Reis Marques, e o diretor do Departamento de Saúde Pública, João Pedro Pimentel.
Related Images:
PUBLICIDADE