Educação
Unidade de investigação da ESEnfC promove ciclo de conferências nos 20 anos de acreditação e financiamento pela FCT
A Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), acolhida pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), organiza, entre 20 de setembro)e dia 7 de fevereiro de 2025, um ciclo de conferências comemorativo dos 20 anos de financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Denominada Ciclo de Conferências “abreTciência”, a iniciativa começa, amanhã, com a palestra “Promover a Ciência Aberta na vertente de Gestão de Dados de Investigação”, a proferir por Filipa Pereira, gestora do Serviço de Dados de Investigação da FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional), serviços digitais da FCT. A sessão realiza-se, no horário 11h00-13h00, na Sala de Conferências da UICISA: E (Polo C da ESEnfC, na Rua Dr. José Alberto Reis, freguesia de Santo António dos Olivais).
Este ciclo de conferências da UICISA: E, «para partilha e análise dos desafios da ciência aberta, enquanto ciência eficiente, transparente, confiável e reprodutível», prossegue, no dia 11 de outubro, com a intervenção de Pedro Príncipe, chefe de Divisão de Serviços de Documentação da Universidade do Minho, que falará sobre “Ciência Aberta na prática: do acesso aberto a publicações à partilha de dados de investigação”.
“Ética e Integridade da Investigação: Desafios e Oportunidades” (25 de outubro), por Susana Magalhães, coordenadora Unidade de Conduta Responsável em Investigação do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, “Avaliação da Investigação: uma necessária, mas difícil, reforma” (15 de novembro), por Eloy Rodrigues, diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho, e “Ética e Integridade na Publicação” (7 de fevereiro), por Ricardo Santos, investigador no Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, serão as conferências seguintes.
«Nos últimos 20 anos, a UICISA: E submeteu regularmente candidatura à avaliação externa, promovida pela FCT. Os progressos da UICISA: E têm sido notáveis, que se refletem nos resultados das avaliações (Muito Bom), e na qualidade da produção científica, bem como nas redes nacionais e internacionais. Destacamos os contributos para a ciência e para a sociedade, através de novas ideias, instrumentos e produtos de inovação tecnológica, bem como a formação e desenvolvimento de investigadores desde a iniciação à investigação avançada», referem os organizadores do ciclo de conferências.
Mais informações estão disponíveis no sítio do evento aqui
Related Images:
PUBLICIDADE