Região

Uma viagem “de sabores” pela Estrada da Beira

Notícias de Coimbra | 34 minutos atrás em 05-02-2025

Imagem: O burgo Facebook

A estrada nacional 17, conhecida como Estrada da Beira, percorre 129 km atravessando vários municípios da região de Coimbra, nomeadamente Miranda do Corvo, Lousã, Vila Nova de Poiares, Penacova, Arganil, Tábua e Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar dos quilómetros percorridos e das belas paisagens que encontramos pelo caminho, a viagem pela Estrada da Beira também se faz à mesa e, para abrir o apetite, a rubrica Boa Casa Boa Mesa preparou uma lista de restaurantes de paragem obrigatória.

Antes mesmo de se aventurar pela estrada da beira, tem de experimentar um dos pratos mais populares da cidade: “Os ossos do espinhaço”. Esta iguaria é acompanhada de pão, couve lombarda ou feijão-manteiga cozidos no caldo onde os ossos ferveram. O prato é especialidade do restaurante Zé Manel dos Ossos.

Do outro lado da ponte Santa Clara, pode optar por comer no Cordel, bem junto ao convento de São Francisco. Das opções que pode aqui encontrar destaca-se o “robalo em espumante bairrada” e o “arroz de carqueja beirão”. A fechar a experiência não pode deixar de experimentar o premiado “pudim das Clarissas de Coimbra”.

Durante a sua viagem, e depois de viajar junto ao rio Ceira, pode fazer um desvio para ir conhecer Miranda do Corvo e claro ir até ao Museu da Chanfana para provar esta maravilhosa iguaria. Para sobremesa, não pode deixar de provar a Nabada de Semide e amêndoa.

Em seguida, na Lousã, vai encontrar “um grande embaixador da boa mesa regional”. Trata-se do restaurante O Burgo, com pratos típicos que deliciam qualquer um que os prova. Cozido do Talasnal na broa, galinha com tortulhos e castanhas e javali com castanhas são as opções mais populares.

A próxima paragem da nossa viagem gastronómica é Vila Nova de Poiares. Aqui uma das opções a visitar é o restaurante Estrela da Mó, que apresenta pratos como “o bacalhau à Estrela da Mó”, o “frango à armandito” e o “naco na telha”, que pinga sobre uma tigela de arroz, servido com migas e umas curiosas batatas vulcão.

Já no concelho de Oliveira do Hospital, a rubrica sugere uma paragem no “George and Dragon Pub” que nos leva até aos dias dos velhos pubs ingleses. Aqui, encontra uma seleção de cervejas inglesas, rolinhos de salsicha, pastéis da Cornualha e até “Fish & Chips” (peixe com batatas fritas).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE