Vamos
Uma história para “devorar”: Eis como nasceu a Francesinha
É um dos pratos mais típicos e emblemáticos do Porto. Mas, como nasceu esta iguaria?
A verdade é que há diferentes histórias… Contudo, segundo reza a lenda, que a primeira francesinha nasceu na cervejaria “A Regaleira”, na Rua do Bonjardim, por volta de 1950.
Foi Daniel David Silva, um emigrante em França, que desenvolveu a receita na Invicta, inspirado numa sanduíche francesa de nome croque-monsieur, revela o Porto Secreto.
Ficou inspirado e adaptou o prato tendo, então, incluído carnes e queijo. Diz-se que nos seus primórdios a composição da francesinha era diferente da atualidade, mais simples, incluindo apenas carnes e queijo. Atualmente, porém, já vemos francesinhas com ovo, batata, e outras especialidade como vegetariana ou até com marisco.
Fala-se que Daniel David Silva escolheu o nome por se lembrar das mulheres francesas, que eram mais atrevidas e picantes do que as portuguesas.
E o que leva a francesinha? Apesar de várias modificações, a receita original é esta: “pão bijou, queijo, salsicha fresca, linguiça Fresca e bife”, pode ler-se.
Depois é regada com o molho característico (e esse sim, permanece em segredo, apesar de ser vendido em grandes superfícies comerciais). Cada restaurante tem a sua receita e há também a possibilidade de experimentar fazer, ou comprar já feito para cozinhar em casa.
Related Images:
PUBLICIDADE