Vamos

Uma ceia de Natal para os mortos

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 horas atrás em 24-12-2024

Imagem: Depositphotos.com

A tradição manda que na noite de 24 de dezembro a família se reúna à mesa para celebrar a noite de Consoada.

E, em algumas partes do país, a tradição diz que, após a refeição, a mesa deve permanecer intacta durante a noite, em sinal de respeito aos membros da família que já morreram. É ainda costume deixar lugares vazios na mesa reservados aos entes queridos que desapareceram.

Na Suécia, as famílias reúnem-se às 15:00 para assistir ao especial Disney from All of Us to All of You. É transmitido no mesmo canal à mesma hora desde 1959! Quando a estação quer mudar o horário, a população revolta-se.

PUBLICIDADE

Diz a tradição na Grécia que nas noites que antecedem o Natal se devem queimar sapatos antigos, para que os Kallikantzaroi fujam com o mau cheiro e não apareçam. Estas criaturas são espíritos com aparência de duendes maléficos que vivem debaixo da terra e que , no Natal, roubam as chaminés e descem às casas, não para deixar presentes, mas sim um rasto de destruição, pode ler-se na Nova Gente.

No caso da Polónia, todos os anos, antes da Consoada, é costume naquele país comprar-se carpas vivas, mantê-las vivas em casa, na banheira, e depois matá-las para serem servidas no jantar de Natal.

Por último, no México, 9 dias antes do Natal começam as Las Posadas. Nas noites entre 16 e 24 de dezembro, procissões encenam a viagem que José e Maria fizeram de Nazaré a Belém em busca de refúgio seguro onde Maria pudesse dar à luz o menino Jesus.

De 24 para 25 fazem-se peças de teatro que recriam passagens da Bíblia onde os pastores seguem a estrela de Belém para encontrar o menino Jesus na manjedoura.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE