Vamos
Uma atração imperdível na Serra da Estrela? Descubra a Casa da Fraga. É fascinante!
Há diversos motivos para visitar a Serra da Estrela. Uma das suas atrações mais fascinantes é a Casa da Fraga.
PUBLICIDADE
A beleza da Serra da Estrela é reconhecida pelos portugueses. Este é um destino de sonho durante o inverno, porque se apresenta coberta por um manto branco de neve. No entanto, as qualidades da Serra da Estrela são diversas. Por isso, pode ser visitada ao longo de todo o ano.
A Casa da Fraga é uma das muitas razões que pode levar uma pessoa a atravessar o país só para contemplar a sua beleza. Esta é uma atração singular, que apresenta características únicas que nos fazem viver uma experiência memorável.
Fique a conhecer melhor esta construção insólita, algo estranha, que se entranha num lugar mágico, num espaço surpreendente e encantador.
A Casa da Fraga: localização e história
A Casa da Fraga foi construída num ermo da Serra da Estrela. Esta construção incrível encontra-se no meio de nenhures, mas destaca-se num cenário de grande beleza.
Apesar da sua localização, esta estranha construção teve um papel fundamental no surgimento e desenvolvimento da aldeia de Penhas Douradas. A Casa da Fraga foi a primeira construção desse espaço que deu origem a uma aldeia encantadora e que se popularizou por promover a saúde pulmonar.
O surgimento da Casa da Fraga permitiu que ela tenha ganho a fama de ser a casa mais saudável do país. Foi devido a esta construção singular que uma terra nasceu. Esta construção é a razão para o surgimento de uma aldeia, as Penhas Douradas.
Foi uma expedição à Serra da Estrela que levou ao surgimento da Casa da Fraga. A expedição tinha sido organizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa e a pretensão era encontrar razões que justificassem a fundação de sanatórios.
O objetivo era construir locais que permitissem curar doenças do foro pulmonar. Noutros países tal já era feito e com sucesso, como na Suíça, por exemplo.
Essa histórica expedição permitiu chegar à conclusão de que na encosta norte da serra, antes de chegar ao topo, havia condições climatéricas perfeitas que garantiam o tratamento das patologias do foro pulmonar.
Sousa Martins era um médico interessando nesta matéria. Ele estava inteirado dos estudos realizados por cientistas que defendiam que os ares da Serra da Estrela eram “curativos”. Desta forma, o médico enviou um dos seus doentes para este local. Tratava-se de Alfredo César Henriques, alguém que sofria de tísica pulmonar. Foi devido a esta decisão de Sousa Martins que esta casa insólita foi construída.
A construção…
A Casa da Fraga foi construída no ano de 1882, ficando sob um enorme fragão. A localização da Casa da Fraga é estratégica. O santareno Alfredo César Henriques compreendeu a indicação do seu médico. Esta construção estranha e bela ergue-se neste local devido à decisão do médico que pretendia perceber o impacto do local no seu paciente.
Alfredo César Henriques decidiu construir a sua casa neste espaço geográfico com condições privilegiadas para quem apresentava problemas pulmonares. A casa está perfeitamente integrada na paisagem envolvente, surgindo camuflada na paisagem natural.
Atualmente, somente restam as paredes da casa original. As paredes desta insólita construção continuam a deixar-se confundir com a pedra onde a habitação foi construída. No entanto, a beleza do cenário que se encontra no local torna esta construção numa atração imperdível.
Um caso de sucesso
Foi durante dois anos que Alfredo César Henriques viveu nesta casa. Devido ao facto dele ter evidenciado melhorias no seu estado de saúde, reconheceram-se os méritos da localização da habitação.
A decisão do médico Sousa Martins pareceu a mais acertada. Ele tornou-se no primeiro tísico a ser tratado na Serra. Mais tarde, outras pessoas sentiram os efeitos deste pedacinho de terra que parecia apresentar poderes mágicos.
A notícia da melhoria do estado de saúde deste paciente dispersou-se. Por isso, outras pessoas que também apresentavam problemas nos pulmões desejaram ter casa naquela zona que gerava tantos benefícios a quem apresentava problemas do foro pulmonar. Desta forma, esse momento representou o início da formação da localidade de Penhas Douradas.
Penhas Douradas
Deste modo, as Penhas Douradas tornaram-se num destino muito apetecível para pessoas que procuravam fazer curas em altitude, especialmente o tratamento de doenças pulmonares.
A construção dos «chalés» serviu esse propósito. Estas construções constituem a estância de férias que hoje em dia deixa muitas pessoas encantadas. Embora a designação atual da estância seja Penhas Douradas, o nome correto do local é Poio Negro.
Se não houvesse a Casa da Fraga, não haveria Penhas Douradas. Esta aldeia está situada a 1.475 metros de altitude. Ora, por estar lá no alto, as Penhas Douradas apresentam condições especiais.
Este espaço geográfico tornou-se muito procurado por pessoas que pretendem relaxar num contexto encantador, tranquilo, em perfeita harmonia com a Mãe Natureza.
Related Images:
PUBLICIDADE