Opinião

Um prefeito que não se enxerga

OPINIÃO | Rui Avelar | 35 minutos atrás em 12-02-2025

Os munícipes de Coimbra foram brindados, esta quarta-feira, com um artigo de opinião do presidente da Câmara, demagogicamente intitulado “Acusado por andar de comboio…”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

José Manuel Silva, acusado pelo Ministério Público de presumível peculato e alegada falsificação de documento, teve tempo para se vitimizar, através de uma narrativa destituída de sentido de autocrítica, na medida em que o MP demorou mais de uma semana a autorizar-me a aceder ao despacho de encerramento de um inquérito do foro criminal.

Interpelado pelo Diário de Notícias, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos assume ir recandidatar-se a presidente da Câmara Municipal de Coimbra. Com o apoio do PSD?, questionou um jornalista do DN. Resposta do arguido: “O PSD dirá o que entender quando (…) entender”.

O autarca desfruta da presunção de inocência. Mas essa dimensão das coisas não pode pô-lo a fingir ignorar a mácula inerente à acusação deduzida pela entidade titular da acção penal.

A rábula que consistiu em José Manuel Silva dar uma notícia através de um artigo de opinião é comparável à do indivíduo que arremessa uma pedra e esconde a mão.

Gesto respeitável seria o de convocar uma conferência de Imprensa para, através de jornalistas, divulgar a acusação de que é alvo. Optou por uma charada do género “Me engana que eu gosto”. Fez mal.

OPINIÃO | RUI AVELAR – JORNALISTA

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE