Saúde

“Um gelado por dia nem sabe o bem que lhe fazia”. As (incríveis) vantagens que desconhecia

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 ano atrás em 20-06-2023

Desde de sempre que ouvimos dizer para ter cuidado com os doces e o gelado não era especial. No entanto, não importa o sabor ou o formato, porque este alimento é uma excelente e saborosa forma de refrescar o corpo e de combater o calor.

“Em termos nutricionais, o gelado pode conter proteína, açúcar, hidratos de carbono, lípidos, gordura vegetal ou animal, cálcio, fósforo, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, E e K, entre outros minerais. Aqueles que são mais ricos em leite têm elevados teores de sais minerais, como cálcio”, revela o e-Konomista.

PUBLICIDADE

Além disso, os gelados, na sua generalidade, não são extremamente calóricos. Aquilo que faz com que não devam ser consumidos, em grandes quantidades e com grande frequência, é o seu elevado teor em gordura e proteína.

Importa sublinhar que os toppings, acrescentados aos gelados, vão aumentar o seu valor calórico. Daí, evitá-los e optar por gelados à base de frutas ou de iogurte.
Conheça os benefícios:

1. Fertilidade: Um estudo realizado pela Universidade de Harvard concluiu que o gelado pode ajudar a elevar a fertilidade feminina, ao aumentar as hipóteses de ovular. Na mesma de linha de pensamento, existe a pesquisa do Centre for Neuroimaging Sciences de Londres, o qual concluiu que o gelado eleva os níveis de prazer de quem o consome.

2. Dores de garganta: O gelado não causa gripes e constipações, já que na origem destas doenças estão vírus e não comida fria.
No caso das inflamações da garganta, os alimentos mais aconselhados são mesmo os frescos.

3. Fonte de energia: O gelado é um produto energético, por natureza.

PUBLICIDADE

publicidade

4. Pós-operatório: É muitas vezes recomendado a quem foi operado, pois tem propriedades analgésicas e ajuda ainda a prevenir hemorragias.

5. Cálcio: É capaz de fortalecer os dentes, regular os batimentos cardíacos, melhorar a coagulação sanguínea, desintoxicar o corpo das células de gordura e regular os impulsos nervosos, pode ler-se no artigo.

6. Fósforo: Presente nos gelados, ajuda no bom funcionamento do cérebro, na formação de proteína, no equilíbrio hormonal e na digestão, no fortalecimento de ossos e dentes, na extração de energia, na reparação de células, nas reações químicas e na utilização de nutrientes.

7. Vitaminas: Com tantas vitaminas, os gelados são ricos em antioxidantes e ainda melhoram a saúde oftalmológica.

8. Prevenção de doenças: Ajudam a evitar algumas patologias. Por isso, até já existem linhas de gelados medicinais, feitos com ervas e plantas com propriedades farmacológicas.

9. Bem-estar: Possuem triptofano, um aminoácido que acalma e diminui os níveis de agressividade, ao mesmo tempo que aumenta a produção de serotonina, a hormona que promove o bem-estar no corpo. Consequentemente, os gelados ajudam a combater o stress, a relaxar e a dormir melhor.

Portanto, se consumidos com moderação, os benefícios do gelado podem ser determinantes para a melhoria da sua saúde e, também, para o seu bem-estar e bom humor.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE