Coimbra
Um ano depois do fogo: seminário na ESAC faz balanço das áreas rurais e florestais
A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e a Sociedade Portuguesa de EstudosRurais (SPER) estão a organizar o seminário “O rural e a floresta, um ano depois do fogo”, no dia 17 de outubro, no auditório H1 da ESAC.
Este seminário vem na sequência do VII Congresso de Estudos Rurais sobre “O ruraldepois do fogo” e um ano depois dos grandes incêndios de 2017.
PUBLICIDADE
Segundo o professor da ESAC e um dos organizadores do evento, Orlando Simões, o objetivo “é fazer um balanço rigoroso e multifacetado sobre o que já foi feito e o muito que ainda falta fazer,relativamente ao rural e à floresta portuguesa”.
Durante o seminário será lançado o livro “o rural depois do fogo”, no qual participam cerca de 40 autores, que analisam e discutem as “causas principais dos incêndios rurais, os seus impactos sociais e económicos, formas de os mitigar e controlar, tendo em vista uma melhor gestão dos espaços rurais, mais sustentável e com maior coesão social e territorial”, explica Orlando Simões.
De acordo com o professor, o balanço um ano depois dos grandes incêndios de 2017, pode ser resumido em “muita ênfase, por partes dos agentes políticos e da sociedade civil na reparação dos danos e na identificação e combate às causas mais próximas desses incêndios; muito poucos esforços efetivos na prevenção e no combate aos fatores mais profundos que contribuem para esses incêndios e que, as mudanças positivas ocorridas ao longo deste ano, em vários domínios, não tiveram ainda a configuração e a força necessárias para reequilibrar este balanço”.
O seminário conta com oradores António Dinis Ferreira, António Sousa Macedo, Joaquim Sande Silva, Fernando de Oliveira Baptista, João Paiva Ribeiro, José Reis, Pedro Bingre do Amaral
e Victor Louro
Related Images:
PUBLICIDADE