Primeira Página
ULS de Coimbra disponibiliza tecnologia avançada para doentes com diabetes
O Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra é atualmente um dos centros do país com maior número de doentes diabetes mellitus tipo 1 em seguimento. A instituição tem atualmente 61 doentes sob sistema automático de administração de insulina (SAAI) Medtronic Minimed® 780G, integrados num programa nacional de colocação destes sistemas, iniciado em 2022.
“Esta nova modalidade de tratamento permitiu melhorar consideravelmente o controlo glicémico dos doentes, nomeadamente, verificou-se um aumento do tempo no alvo (período com valores de glicémia dentro do intervalo considerado de bom controlo glicémico) em cerca de 15%, redução do tempo em hiperglicemia em 12% e diminuição das hipoglicémias (glicémia < 70 mg/dL) em cerca de 3,5%”, explica Luísa Barros, Médica Endocrinologista e Coordenadora do Centro de Tratamento com Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina (PSCI) da ULS de Coimbra.
“Para além do melhor controlo da doença e prevenção de futuras complicações, os doentes sob esta modalidade terapêutica, reportam grande melhoria na sua qualidade de vida. Esta tecnologia mais avançada para o tratamento da diabetes tipo 1 é, sem dúvida, um passo muito relevante no tratamento das pessoas afetadas por esta doença”, destaca a especialista.
A diabetes mellitus tipo 1 é uma doença crónica cujo tratamento exige grande colaboração das pessoas afetadas. O tratamento tradicional contempla a avaliação de glicemia capilar e múltiplas administrações diárias de insulina. Por este motivo, nos últimos anos, assistiu-se a uma alteração no paradigma do tratamento desta doença. Há agora sistemas de perfusão subcutânea contínua de insulina (“bombas de insulina”), sendo os sistemas automáticos de circuito fechado o mais recente avanço tecnológico.
Esta tecnologia permite avaliar de forma contínua o valor de glicose intersticial através de um sensor subcutâneo, que comunica com o dispositivo, permitindo a perfusão contínua de insulina, de forma automática, através de um algoritmo.
Recorde-se que a ULS de Coimbra está a formar equipas de profissionais de saúde envolvidas no desenvolvimento do primeiro Percurso Clínico Integrado (PCI) para a Diabetes. A introdução de doentes neste PCI começa esta semana, com quatro unidades: a USF Norton de Matos, a USF Mondego e a USF Manuel da Cunhas — as três em Coimbra — e a USF Terras D’Uvária, em Oliveira do Hospital. A ULS de Coimbra está a implementar a UpHill para digitalizar e automatizar as jornadas de cuidados, com especial enfoque na gestão da doença crónica. Os PCI permitem estar mais próximo dos utentes e aumentar a capacidade e a qualidade da resposta. Atualmente, mais de 200 profissionais de saúde desenvolvem percursos clínicos nas mais variadas áreas: depressão, cancro do colo do reto, lombalgias, gravidez de baixo e elevado risco, doentes com necessidade de cuidados paliativos, seguindo-se outras áreas.
A ULS de Coimbra tem como missão prestar cuidados de saúde integrados, de elevada qualidade e centrados nas pessoas, para melhorar a saúde e bem-estar da nossa comunidade, e a ambição de ser a unidade de saúde portuguesa com melhor serviço ao cidadão, inovação na prestação de cuidados, e satisfação profissional.
Related Images:
PUBLICIDADE