Economia
UE tem milhões para o desenvolvimento e cooperação
A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra promoveu hoje, 20 de setembro, o Seminário “Cooperação, Inovação e Desenvolvimento”, em parceria com Associação Humanitária Memórias e Gentes.
O evento contou a participação de Luís Campos Ferreira – Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Pina Prata – Presidente do NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra, Helena Freitas – Vice Reitora da Universidade de Coimbra e Jorge Brito – Representante do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra.
PUBLICIDADE
Pina Prata agradeceu a todas entidades presentes, lembrando ao Secretario de Estado que Coimbra desenvolve uma intensa actividade de cooperação estratégica e de desenvolvimento e possui “uma marca fortíssima”.
O presidente da NERC explicou o posicionamento da associação a que preside, que pretende ser um “porta aviões”, baseado num mecanismo de actuação que leve as empresas e empresários a interagir com as universidades e outros organismos, potenciando a cooperação e desenvolvimento.
Pina Prata apresentou a Campos Ferreira o FabLab de Coimbra, que integra a rede do MIT, tendo anunciado a abertura do FabLab Maputo e que a expansão avançará para outros PALOP.
Helena Freitas lembrou a importância histórica da Universidade de Coimbra, a mais internacional de Portugal, tendo elencado os vários projectos de cooperação em que a UC está envolvida, destacando a colaboração da criação da Faculdade da Saúde, em Cabo Verde.
Maló de Abreu deu a conhecer ao Secretário de Estado as experiências da Memoria e Gentes na África lusófona, realçando o trabalho desenvolvido pela Missão Kanimambo, entidade que ajuda os albinos em Moçambique, que brevemente vai abrir nos arredores de Maputo uma fábrica de protectores solares para ajudar a minimizar o sofrimento daqueles cidadãos.
Jorge Brito disse aos presentes que o município se assume com um catalisador daquilo que é o triângulo entre a administração, a instituições de ensino e as empresas.
Campos Ferreira afirmou que a cooperação portuguesa está inserida num quadro internacional cada mais complexo, que exige uma nova forma de pensar e agir, elevando a mesma para novos patamares.
O governante anunciou que a União Europeia tem disponíveis de vários milhões de Euros para apoio ao desenvolvimento, informando que o responsável por esta área é o português Frutuoso de Melo.
Após o seminário, seguiu-se um almoço no Restaurante Nacional, durante o qual o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, conversou informalmente com os presentes sobre “Novos Fundos de Apoio à Cooperação e Desenvolvimento”.
Em actualização
Related Images:
PUBLICIDADE