Coimbra

UC Exploratório dá voz à bicharada com o médico Alexandre Azevedo

Notícias de Coimbra | 4 dias atrás em 24-03-2025

O ciclo de conversas Vet Talks – Dar voz à bicharada resulta de uma parceria do UC Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra com a Escola Universitária Vasco da Gama (EUVG), no âmbito do Projeto Pet Lab.

Realiza-se na quarta quarta-feira de cada mês, das 18:00 às 19:00, assumindo-se como um espaço de diálogo dinâmico e acessível, com o objetivo de aproximar a Medicina Veterinária da sociedade, explorando os desafios, avanços e impactos desta área na saúde animal, na investigação e no bem-estar coletivo. Esta quarta-feira, Alexandre Azevedo, médico veterinário, investigador e docente na EUVG é o convidado numa sessão dedicada a um tema sensível e atual: devemos alimentar os animais errantes?

PUBLICIDADE

publicidade

Alexandre Azevedo, médico veterinário, investigador e docente na Escola Universitária Vasco da Gama é o convidado da sessão de março das Vet Talks – Dar voz à bicharada, dedicada a um tema sensível e atual. Animais Errantes: devo alimentá-los? Na resposta a esta pergunta, Alexandre Azevedo abordará as implicações éticas, sociais e ambientais da alimentação de cães e gatos de rua.

PUBLICIDADE

Das cidades às zonas rurais, os animais errantes fazem parte do nosso dia a dia, levantando questões importantes sobre bem-estar animal, saúde pública e impacto ambiental. Enquanto algumas pessoas os alimentam por compaixão, outras preocupam-se com as possíveis consequências dessa prática.

Afinal, qual será a melhor abordagem? Nesta sessão Vet Talks, será explorado este dilema e os desafios que ele envolve, desde o equilíbrio entre cuidado e responsabilidade, até ao impacto das nossas escolhas no quotidiano das comunidades.

Alexandre Azevedo é médico veterinário, licenciado em medicina veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS-UP) em 2005, mestre em Biodiversidade, Fauna Silvestre e Saúde dos Ecossistemas pela Universidade de Edimburgo em 2013, doutorado em Ciência Animal pelo ICBAS-UP em 2022 e residente do European College of Animal Welfare and Behavioural Medicine (ECAWBM) desde 2021. 

A sua carreira tem sido marcada pelo estudo do bem-estar animal, com foco na ética, ciência e legislação. Tem participado ativamente em iniciativas que enfrentam desafios de bem-estar animal em Portugal, incluindo o trabalho como médico veterinário do Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico e do Censo Nacional de Animais Errantes de 2023.

As sessões Vet Talks – Dar voz à bicharada são pet friendly e de entrada livre, sem necessidade de inscrição prévia.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE