Mundo
Turquia oferece ajuda possível ao “povo irmão” após sismo
A Turquia expressou hoje condolências a Marrocos pelas vítimas do forte sismo que matou mais de 630 pessoas na sexta-feira à noite e ofereceu todo o apoio possível ao “povo irmão” marroquino.
“Transmito os meus desejos de recuperação a todo o povo marroquino afetado pela catástrofe do terramoto em Marrocos, um país amigo e irmão”, escreveu o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, nas redes sociais.
PUBLICIDADE
“Estaremos ao lado dos nossos irmãos e irmãs marroquinos na medida das nossas capacidades”, acrescentou Erdogan a partir de Nova Deli, onde participa na cimeira do G20.
A Turquia foi também atingida por um forte terramoto de magnitude 7,8 em fevereiro, que matou mais de 50 mil pessoas e provocou milhões de desalojados no sudeste do país.
Dezenas de países enviaram equipas de salvamento para a Turquia para tentar encontrar sobreviventes sob os escombros.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros turco também emitiu uma declaração de condolências, afirmando estar “profundamente triste” com a notícia do terramoto.
“A Turquia está pronta, como sempre, a fornecer todas as formas de apoio para curar as feridas” de Marrocos, afirmou o ministério, citado pela agência espanhola EFE.
Segundo um balanço atualizado hoje de manhã pelo Governo marroquino, foram já contabilizados 632 mortos e 329 feridos, 51 dos quais em estado grave.
Trata-se de um balanço provisório, dado que as operações de busca e salvamento prosseguem nas diferentes cidades e localidades afetadas.
O sismo de magnitude 6,9 na escala de Richter ocorreu às 23:11 locais (mesma hora em Lisboa) perto da cidade turística de Marraquexe.
O abalo também foi sentido em Portugal e Espanha.
Related Images:
PUBLICIDADE