Portugal

Turista que fazia o Trilho dos Javalis acaba por morrer sem apoio da VMER

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 ano atrás em 04-10-2023

Um homem, de 53 anos, morreu, na segunda-feira, 2 de outubro, depois de uma indisposição sentida enquanto fazia o Trilho dos Javalis, no concelho de Manteigas, Guarda.

PUBLICIDADE

publicidade

A mulher, que o acompanhava, pediu ajuda antes das 14:00, tendo sido enviados para o local os bombeiros.

PUBLICIDADE

“À chegada, a vítima já estava em paragem cardiorrespiratória”, adianta o Jornal de Notícias (JN). Os operacionais ainda tentaram reverter a situação. “Foram iniciadas manobras de Suporte Básico de Vida com o apoio de DAE (Desfibrilhador Automático Externo) e passamos os dados ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para verificar a existência de apoio diferenciado”, refere.

Segundo os bombeiros, foi-lhes dito que a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Guarda “não estava disponível” e que deviam “transportar a vítima, em manobras, até à unidade de saúde”, concluiu.

Perante a situação, a corporação dos bombeiros realizou o transporte da vítima, em estado grave, até ao Hospital da Guarda, a cerca de 40 quilómetros. “Durante todo o caminho tentaram mais manobras de reanimação, mas o homem viria a entrar já cadáver no serviço de urgências”, revela o JN.

O INEM confirmou que na segunda-feira a VMER esteve inoperacional entre as 14:00 e as 20:00 por “falta de equipa médica”. Na manhã desse dia, foi ativada por três vezes.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE