Economia
Turismo do Centro Vê Portugal
O turismo enquanto ponte para gerar entendimentos vai estar no centro do debate do maior fórum dedicado ao turismo interno, que se realiza este ano em Torres Vedras, no início de junho, revelou hoje a organização.
“Sendo o turismo a indústria da paz, pela sua capacidade única de promover a paz entre os povos de todo o mundo, reúne todos os benefícios deste conceito: a promoção do conhecimento das múltiplas realidades geográficas, paisagísticas, urbanas, monumentais, gastronómicas, religiosas, sociais, políticas, económicas e culturais, que cada um e qualquer destino turístico comporta e oferece ao turista visitante”, destacou Adriana Rodrigues, chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Turismo Centro de Portugal.
O 10.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” vai realizar-se de 03 a 05 de junho, em Torres Vedras, “um importante marco da arquitetura e engenharia militares da história europeia determinando o início da derrota de Napoleão, em 1810”.
Segundo a organização, o tema de 2024 deste fórum teve em conta o atual contexto geopolítico mundial, em particular com a guerra da Ucrânia e o conflito Israel/Hamas, a que se associa o facto de a história de Torres Vedras “estar intrinsecamente ligada à defesa dos territórios face aos invasores”.
Na manhã do dia 04 de junho serão abordados os velhos e os novos desafios que as entidades regionais de turismo enfrentam, à luz do atual contexto geopolítico e instabilidade política nacional.
O segundo painel da manhã irá debruçar-se sobre algumas experiências inspiradoras de turistas improváveis, avaliando-se de que forma a sua ação promove a paz em territórios ou destinos com maior agitação social.
Para a tarde está prevista a iniciativa “Criar pontes, em Torres Vedras”, que pretende a promoção dos principais ativos turísticos do concelho.
Já à noite terá lugar o jantar oficial “Vê Portugal” e a entrega dos prémios José Manuel Alves, Melhor Tese de Mestrado, Melhor Tese de Doutoramento e homenagens Turismo Centro de Portugal, a personalidades e instituições que se destacaram no setor turístico.
Para a manhã de 05 de junho estão previstos os painéis: “O turismo como ferramenta de construção e manutenção da paz” e “A Paz como Destino Turístico”.
“A paz começa aqui! Formas de estimular a cooperação e a coesão territorial” e os “Impactos da guerra na economia mundial e nacional” serão os restantes temas em discussão ao longo do dia.
Destaque ainda para o encerramento do fórum, que contará com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro.
O Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, promovido anualmente desde 2015 pela Turismo Centro de Portugal, é o maior fórum dedicado ao turismo interno.
“Este é um mercado que se tem revelado fundamental para o setor do turismo e para a economia. Importa, pois, continuar a desenvolver ações que potenciem a discussão e a concertação ao redor dos principais temas associados ao turismo interno trazendo, ano após ano, para a ribalta, esta discussão”, concluiu a organização.
Related Images:
PUBLICIDADE